Informações sobre linhas de ônibus, terminais e pontos de táxi de Santo André (SP) são reunidas em única plataforma

Na ferramenta, passageiros podem ver horário da primeira e última viagem das linhas de ônibus. Foto: Divulgação.

Portal SIGA também disponibiliza todos os semáforos do município e permite contagem veicular

JESSICA MARQUES

As informações sobre linhas de ônibus, terminais do transporte coletivo e pontos de táxi de Santo André, no ABC Paulista, agora estão reunidas em uma plataforma online. O Portal SIGA (Sistema de Informações Geográficas Andreense), lançado na última semana pela Prefeitura, disponibiliza informações georreferenciadas sobre diversas áreas da cidade.

Por meio do site (siga.santoandre.sp.gov.br), é possível também encontrar todos os semáforos da cidade e uma ferramenta de contagem veicular de vários cruzamentos, com a possibilidade de baixar planilhas com dados detalhados sobre cada local. As informações sobre os pontos de ônibus estão em fase final de ajustes e também serão disponibilizadas.

Segundo a Prefeitura, o objetivo do portal é facilitar o acesso a informações sobre a cidade para o uso da administração pública, centros de pesquisa, universidades, imprensa e população em geral.

“O projeto é uma iniciativa do Departamento de Desenvolvimento e Projetos Urbanos da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos. O SIGA apresenta dados georreferenciados da cidade visando subsidiar com informações oficiais as mais variadas pesquisas, a gestão e o planejamento estratégico de Santo André. A plataforma está sendo utilizada desde 2019 internamente pelos servidores, mas agora foi disponibilizada para o público geral”, detalhou a administração municipal, em nota.

COMO FUNCIONA

De acordo com a administração municipal, o SIGA contém 120 camadas de informação para consulta, divididas em 14 temas. Entre os exemplos de dados estão localização dos 112 bairros; divisas municipais; população em números por bairro; localização de equipamentos públicos de saúde, educação, lazer, assistência social; coleta de recicláveis; informações sobre uso e ocupação do solo; informações sobre trânsito; entre outras.

A iniciativa conta com a participação de todas as secretarias e autarquias municipais, através do Grupo Gestor da Informação da Prefeitura de Santo André e recebeu apoio da Universidade Federal do ABC, GeoSampa (Mapa Digital da Cidade de São Paulo) e DataGeo (Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de SP).

Em nota, a Prefeitura informou que o sistema é dinâmico e está em constante atualização.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta