Scania e Comgás firmam parceria para ampliar número de postos de abastecimento com gás natural e biometano em SP

Plano contempla a avaliação para instalação de postos de abastecimento em garagens de frotistas e/ou operadores de ônibus. Foto: Divulgação.

Primeiro passo será o mapeamento de corredores e rotas logísticas

JESSICA MARQUES

A Scania e a Comgás divulgaram nesta terça-feira, 18 de maio de 2021, uma parceria firmada com o objetivo de ampliar o número de postos de abastecimento com gás natural e biometano no estado de São Paulo.

As ações conjuntas têm como foco acelerar o desenvolvimento do mercado de GNV (Gás Natural Veicular) e biometano para veículos comerciais pesados.

O primeiro passo será o mapeamento de corredores e rotas logísticas. O plano também inclui a avaliação para instalação de postos de abastecimento em garagens de frotistas e operadores de ônibus, com o objetivo de dar mais competitividade para os veículos pesados movidos a gás.

“Um operador de ônibus que tenha em sua garagem posto de abastecimento a gás ganha em produtividade pois pode encher os tanques em horário sem circulação”, explicou o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski.

Desde março de 2020, a Scania produz na planta de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, caminhões com motores dedicados ao gás, resultado de um investimento na nova plataforma de produtos de cerca de R$ 4 bilhões. Os veículos podem ser abastecidos com GNV, biometano ou uma mistura de ambos.

A fabricante também lançou ônibus de modelo urbano e rodoviário movidos a gás natural.

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MEIO AMBIENTE

Em nota, a Scania esclareceu que, apesar de o gás natural ser um combustível de origem fóssil, há um ganho ambiental expressivo em relação ao diesel.

Isso porque uma frota pesada movida a GNV emite até 90% menos poluentes de ação local, como NOx e material particulado, em comparação com um produto similar a diesel.

“Dentro das cidades, onde o Gás Natural pode ser aplicado no transporte público, com a tecnologia de nossos ônibus movidos a gás podemos reduzir a quase zero a emissão de material particulado, um poluente de ação local cancerígeno e responsável pelo aumento de mortes provocadas por doenças respiratórias. Com isso, temos ganhos para as pessoas, para o planeta e para os negócios”, explicou Podgorski.

CUSTO DE OPERAÇÃO

Outra vantagem mencionada pela Scania é que o custo total de operação dos veículos movidos a gás pode ser menor do que o do diesel em todo o ciclo, dependendo da região e modelo de abastecimento, o que viabiliza o retorno sobre o investimento realizado na aquisição dos veículos com motor dedicado ao gás.

“O Gás Natural é uma solução energética utilizada por diversos países desenvolvidos e em desenvolvimento, pois apresenta baixos índices de poluição e oferta abundante no mercado mundial. O trabalho conjunto com a Scania é importantíssimo para desenvolver e estimular ainda mais a utilização desse combustível nas frotas de veículos comerciais pesados”, pontuou o CEO da Comgás, Antonio Simões.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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