Busscar recebe certificação internacional UN-R66 para os modelos Vissta Buss DD e Vissta Buss 400

Vissta Buss DD

Para conseguir atender à norma, carrocerias precisam cumprir quesitos de segurança em casos de tombamento

ADAMO BAZANI

A fabricante de carrocerias de ônibus Busscar informou nesta segunda-feira, 17 de maio de 2021, que obteve a certificação internacional R66 para os modelos Vissta Buss DD e Vissta Buss 400.

Os modelos Vissta Buss 340 e 360 já haviam conquistado tal certificação em 2020.

Segundo nota da empresa, a certificação que tem como objetivo elevar o nível de segurança passiva das carrocerias de ônibus, e maior nível de proteção aos seus ocupantes na eventualidade de um tombamento, é exigência em mercados como Chile e Peru, nos quais a Busscar atua.

Uma das garantias ampliadas para atender os requisitos técnicos do regulamento é que, no caso de um tombamento, a superestrutura da carroceria deve ser capaz de proteger o “espaço residual” (onde ficam os passageiros) no interior, tanto no salão superior quanto no inferior, impedindo qualquer contato com o solo ou com a própria carroceria – antes, durante e após o impacto.

Para conseguir a certificação, foi necessária a capacitação da Engenharia em executar simulações computacionais capazes de antecipar com exatidão as deformações causadas por um tombamento, dentro dos critérios técnicos estabelecidos e reconhecidos pela Certificadora.

“A tecnologia desenvolvida pela Busscar emprega uma representação fidedigna dos componentes estruturais da carroceria e de suas respectivas uniões, além da correta caracterização dos materiais empregados. O trabalho de avaliação e de otimização estrutural emprega a criação de um modelo virtual 3D, com Elementos Finitos (FEM), seguido de análise dinâmica de colisões. As avaliações consideram a plasticidade dos materiais e grandes deslocamentos, em uma estrutura complexa, com elevado número de componentes.” – explicou a empresa por meio de nota.

“Os primeiros dois modelos já foram fabricados e enviados para o Chile, o país foi importante para a conquista dessa certificação que comprova um alto nível de segurança aos passageiros e motorista das carrocerias Busscar.” – complementou

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta