Viação Piracicabana renova frota com 70 ônibus para fretamento
Publicado em: 11 de maio de 2021
Entre os modelos, está o OF-1621, lançado no final do ano passado especialmente para este segmento que tem sustentado o mercado de ônibus no Brasil ao lado do Caminho da Escola
ADAMO BAZANI
A Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, recebeu 70 ônibus novos para operações de fretamento.
De acordo com a empresa, são 25 unidades Marcopolo Ideale – Mercedes-Benz OF 1621 com ar-condicionado, 25 unidades Marcopolo Ideale – Mercedes-Benz OF 1621 sem ar-condicionado e 20 veículos Marcopolo Viaggio 1050 – Mercedes-Benz O 500 RS, de motor traseiro com ar-condicionado.
Para o fretamento contínuo, a maior parte das unidades será destinada ao transporte de trabalhadores de fábricas da capital paulista e da região do ABC, onde a empresa possui clientes como a Pirelli.
Todas as unidades possuem acessibilidade, por meio de plataformas, para pessoas com mobilidade reduzida; uma exigência legal para este tipo de veículo.
Os ônibus possuem motorização segundo os padrões Euro V para redução de emissões de poluição conforme determinação legal.
A pintura segue o padrão do Grupo Comporte e levam a marca da MobiFácil, plataforma de vendas de passagens do conglomerado de empresas.
O Grupo Comporte reúne, além da Piracicabana, como Breda, Empresa Cruz, Expresso União, Manoel Rodrigues, Princesa do Norte e Penha, entre outras companhias.
Como mostrou o Diário do Transporte, o modelo OF-1621/59, de motor dianteiro, foi apresentado em novembro de 2021, especialmente para o segmento de fretamento.
Relembre:
O motor OM 924 LA do OF-1621 é o mesmo do OF-1721, com potência de 208 cv a 2.200 rpm, torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. O motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor do ar condicionado.
O balanço dianteiro (espaço entre o para-choque e o primeiro eixo) é mais curto que o OF-1721, passando de 2275 mm para 2125 mm.
Os tanques foram reposicionados para os entre-eixos de 5,95 m, o que permite também mais espaço para bagageiro e elevador para pessoas com mobilidade reduzida.
O chassi pode receber carrocerias de até 12,55 metros e ser configurado para 48 lugares.
A aposta no fretamento não é por acaso e, ao lado dos micro-ônibus do Caminho da Escola, tem ajuda a reduzir a queda no mercado de ônibus em geral.
O fretamento está entre os segmentos de transportes de passageiros que apresenta maior probabilidade de se recuperar mais rapidamente dos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19, em especial o fretamento contínuo, como os serviços para indústrias.
Como medida de distanciamento social, necessário para evitar o crescimento da doença, muitas empresas optaram por reduzir a ocupação de cada ônibus, sendo necessários assim mais coletivos para transportar o mesmo número de trabalhadores .
Veja as imagens:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Amigos, boa noite.
Eu tenho algumas dúvidas:
1) A Breda acabou?
2) A Piracicabana azul e vermelho é só fretamento?
3) A Piracicaba azul escuro e claro é só rodoviário?
4) Ou é uma mistura total?
Lembrando que a Manoel Rodrigues tinha de ser verde escuro e bege escuro e não azul.
Se alguém puder me esclarecer, desde já eu agradeço.
Não sou do da empresa, mas só gosto da Piracicabana pintada de azul escuro e claro.
Att,
Paulo Gil
“Buzão e Emoção é a Paixão
Lindos!👏🏼👏🏼👏🏼… contrata meu marido pra trabalhar com vocês? 🙏
Sou motorista quero trabalhar aqui em Brasília na piracicabana urbanu vcs pode me encaminhar?
vinisisoto@gmail.com
vinicius.sisoto@colegioexitusobjetivo.com.br