Eletromobilidade

BRT ABC terá frota de 82 ônibus articulados 100% elétricos, diz Governo do Estado

Operação será da Metra, mas não com trólebus

Trajeto entre São Bernardo do Campo e Sacomã será feito em 40 minutos na modalidade expressa, promete STM

ADAMO BAZANI

O sistema BRT ABC terá uma frota de 82 ônibus articulados 100% elétricos com ar-condicionado.

Os modelos terão baterias e não serão trólebus como o Corredor ABD.

A informação é da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) na noite desta quinta-feira, 06 de maio de 2021, que ainda acrescentou que o sistema terá diferentes modalidades de serviços.

Na linha Expressa, a promessa é de que a ligação entre São Bernardo do Campo e a capital paulista, o trajeto seja feito em 40 minutos, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

O trajeto será de quase 18 quilômetros com 20 paradas e três terminais.

Como mostrou o Diário do Transporte em primeira mão, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que o Governador de São Paulo, João Doria, apresenta nesta sexta-feira (07) aos prefeitos do ABC Paulista os detalhes formais do BRT ABC, sistema de ônibus elétricos de maior capacidade e velocidade que corredores comuns, escolhido pela gestão para substituir o projeto de um monotrilho entre São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e a zona Sudeste da capital paulista.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/05/06/doria-apresenta-detalhes-do-brt-abc-a-prefeitos-nesta-sexta-07-e-linha-10-da-cptm-deve-integrar-trem-intercidades-diz-baldy/

A construção de operação do BRT ABC foram incluídas na prorrogação até 2046 do contrato da Metra, operadora do Corredor ABD (ônibus e trólebus entre São Mateus e Jabaquara e entre Diadema e Brooklin, atendendo também São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá) na região. A Metra, que será responsável pelo empreendimento, também vai assumir todas as linhas intermunicipais metropolitanas no ABC, com a extinção a área 5 da EMTU.

A companhia poderá subcontratar outras viações para estas linhas.

O Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne os prefeitos da região, confirmou o encontro.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta