Trens da CPTM farão viagens entre Jundiaí e Rio Grande da Serra

Serviço 710 atenderá passageiros das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Foto: Adamo Bazani (Arquivo).

Operação terá início a partir de terça-feira, 04 de maio

JESSICA MARQUES

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai iniciar o Serviço 710, nas Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, a partir de terça-feira, 04 de maio de 2021. Assim, os trens que atendem as linhas passarão a fazer viagens ininterruptas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, ligando o ABC Paulista à região norte da Grande São Paulo.

Segundo a companhia, durante toda a operação comercial (4h à meia-noite), todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, o destino final das duas linhas deixará de ser a Estação Brás, que será apenas uma das 31 estações do percurso.

O trajeto está previsto para ser realizado em aproximadamente 2 horas de 8 minutos, conforme detalhado também pela CPTM, em nota.

“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às Estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens”, explicou o secretário de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy.

INTERVALOS ENTRE OS TRENS

A CPTM informou ainda que, tanto no horário de pico da manhã e no final da tarde, haverá uma concentração maior de trens entre as estações Francisco Morato, na Linha 7, e Mauá, na Linha 10. Neste trecho a demanda de passageiros é maior, e o intervalo médio entre os trens será de 6 minutos.

Por sua vez, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra o intervalo médio será de 12 minutos. Esse sistema de circulação de trens que será adotado é conhecido por loop interno (menor intervalo) e loop externo (maior intervalo).

“Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na Estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, afirmou o presidente da CPTM, Pedro Moro.

Os trens que circularão pelo trecho atendido pelo serviço são os da série 9500, 7000 e 7500.

EXPRESSO LINHA 10

Mesmo com o novo serviço, o Expresso Linha 10, entre as Estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, continua funcionando normalmente nos horários já estabelecidos, segundo a CPTM.

“Além disso, algumas estações das duas linhas terão mudanças de plataforma de embarque e desembarque com o início do Serviço 710, e os passageiros já estão sendo orientados nestas estações por meio de avisos sonoros e visuais a respeito destas alterações. As redes sociais da companhia também informarão sobre o novo serviço. Mesmo assim, em caso de dúvidas, os colaboradores da CPTM nestes locais estarão à disposição para ajudar, se necessário”, esclareceu a companhia, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. ALESSANDRO OLIVEIRA AMERICO disse:

    Oi bom dia que legal vai ficar muito bom de Jundiasà rio grande da Serra pr minha vai facilitar muito

  2. Tiago disse:

    AEEEEEEEEE
    Muitos anos depois a linha 10 atenderá a estação da Luz em todas as viagens

    A linha verde e a estação Tamanduateí agradecem.
    Os usuários da linha 10 tbm, pois os trens de hoje em dia são bem mais ágeis que os do começo da última década e é uma baldeação a menos

    Demorou, mas chegou!

  3. Luis Nunez disse:

    Nao tem nada de novo serviço. Voltou ao que era a 30 anos atras.

  4. vamos ver se os trens aguenta…..e claro que todo trajeto, irá lotado…..esperar prá ver…

  5. vagligeiro disse:

    A volta dos que não foram (?)

  6. Anderson disse:

    OS BONS TEMPOS DO SERVIÇO DE TRENS URBANOS DA ESTRADA DE FERRO SANTOS A JUNDIAÍ, ENTRE JUNDIAÍ, SÃO PAULO E O ABC, ESTÃO DE VOLTA!…

    Em um passado, não tão longínquo, era exatamente assim… sendo que ainda, a cada hora, em média, um Trem seguia direto, até a Vila Ferroviária do Alto da Serra (Paranapiacaba)… que infelizmente, não tem mais o serviço regular, do Trem Urbano/Metropolitano.

    Fica a torcida pelo sucesso dessa nova “velha” operação, para o melhor atendimento aos passageiros!…

  7. Liah disse:

    Após anos de luta os trabalhadores terão uma conquista digna, parabéns à todos os batalhadores que pegam o trens da CPTM.

Deixe uma resposta