Santo André vai seguir nova etapa da fase de transição do Plano São Paulo a partir de sábado (01º)

Prefeito Paulo Serra ao lado da primeira-dama, Ana Carolina Serra, em anúncios sobre o combate à covid-19

De acordo com prefeito, Paulo Serra, níveis de ocupação de UTI e enfermarias caiu na cidade. Ônibus não têm mais limitação de horários

ADAMO BAZANI

A partir de sábado, 01º de maio de 2021, a cidade de Santo André, no ABC Paulista, vai adotar as regras da nova etapa prevista na prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo do governo do Estado contra a covid-19.

A informação é do prefeito, Paulo Serra, em transmissão pelas redes sociais na noite desta quinta-feira, 29 de abril de 2021.

Assim, as atividades que até então estão autorizadas a funcionar entre 11h e 19h, a partir de sábado (01º) poderão receber clientes entre 06h e 20h.

Entre estas atividades estão comércio de rua não essencial, galerias, shoppings, lanchonetes, restaurantes, salões de beleza, barbearias, academias, cinemas, teatros, igrejas, entre outras.

As demais regras, como 25% de ocupação em cada um destes estabelecimentos.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 28 de abril, o governador João Doria anunciou que entre os dias 01º e 09 de maio passa a vigorar uma terceira etapa da fase de transição com horários mais flexíveis. A expectativa é que o Estado migrasse a partir de sábado para a fase laranja, mas o Centro de Contingência de Combate à covid-19 entendeu que as reduções em contágios, internações e óbitos não permitem ainda uma abertura maior.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/28/doria-prorroga-fase-de-transicao-ate-09-de-maio-com-horario-prolongado-de-comercio-e-servicos/

Na transmissão, Paulo Serra falou ainda que a ocupação dos leitos hospitalares está em 42% nas enfermarias e 56% em UTI para a covid-19.

Em torno de 25% da população vacinal (as idades aptas para serem vacinadas) já foram imunizadas, disse Serra.

O prefeito aguarda a oficialização por parte do Estado para novos grupos a serem vacinados, entre os quais motoristas e cobradores de ônibus.

De acordo com anúncio do governador, os rodoviários devem ser vacinados a partir de 18 de maio.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/20/audio-motoristas-e-cobradores-de-onibus-serao-vacinados-contra-a-covid-19-a-partir-de-18-de-maio-diz-doria/

TRANSPORTE:

O Diário do Transporte mostrou que a SATrans (Santo André Transportes), que gerencia a mobilidade na cidade, informou que a partir do dia 24 de abril de 2021, quando entrou em vigor a segunda etapa da fase de transição, os ônibus voltaram a operar nos horários anteriores à fase emergencial.

Nas fases emergencial e vermelha, os coletivos eram recolhidos às 22h e só voltavam a circulas às 04h.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/23/onibus-em-santo-andre-voltam-ao-horario-habitual-a-partir-deste-sabado-24/

Os passageiros devem estar atentos, entretanto, em relação à frota, que está sendo ajustada de acordo com a demanda, segundo a prefeitura.

Empresas de ônibus de Santo André (Tarifa R$ 4,75):

– Consórcio União Santo André (linhas comuns): formado pela Viação Guaianazes, Viação Vaz, TCPN (Transportes Coletivos Parque das Nações), ETURSA (Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário de Santo André) e EUSA (Empresa Urbana Santo André).

– Suzantur: opera o sistema tronco-alimentado da região da Vila Luzita até o centro de Santo André, de forma provisória até a licitação do sistema que deveria ter sido realizada em 2016.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Cláudio Alencar Frutuoso disse:

    Quero agradecer o prefeito pelo ótimo trabalho se pavimentação em ato André, referente a vacinação i Sr.poderia acelerar o idiota do governador DORIA para começar às pessoas de 16 anos para cima se o Sr. Prefeito começar a vacinar os jovens de Santo André com certeza a cidade de Sto André não teria ninguém mais com covid 19 por favor pense nisto futuro governador de São Paulo Paulo Serra.

  2. Patrícia Beretca Mack disse:

    Piada né? Moro no Jardim Irene e às lanchonetes e bares fecham e abrem a hora que quiserem. Um na minha rua fecha desde a fase vermelha depois das 22 horas. É a pior gestão dessa cidade. Ninguém fiscaliza nada . Quem manda é o povo corrupto

  3. Cristiane Aparecida de Melo Sousa disse:

    Boa tarde Sr. Prefeito Paulo serra
    Eu não estou trabalhar porque não tem creche para eu deixar a minha filha já vai para quase 2 anos, sei que é uma pandemia mas tinha voltado as aulas parcialmente aí mandou fechar de novo as escolas .
    Minha filha precisa volta para escola e eu preciso voltar a trabalhar 😔.

  4. Leopildo disse:

    E a falta de remédios?

  5. Dilson Faria Maciel disse:

    Quando vai começar a vacinação para idade de 61 anos em Santo André.

  6. María de Fátima Fernandez disse:

    estamos precisando com urgência , BOM PRATO , nos bairros , parque novo Oratório, Capuava , Jd Ana Maria …
    Obrigada

  7. É INCRÍVEL COMO TODO MUNDO É PRIORITÁRIO…MEBOS AS CAIXAS E OPRRADORES DE SUPERMERCADOS E ATENDES DE POSTO….SEM NOÇÃO

  8. Lívia nascimento silva disse:

    Fala fala mais não fala nada nossa cidade de santo André é rica mais não temos nem um tipo de benefícios como todas outras cidades estão tendo nós chefes de família mãe solo estamos sem ter oque fazer para manter nossos lares sem escola sem creche sem Uma alimentação certa as escolas municipal da para as crianças uma cesta meia boca e já acha que tá bom prefeito vc pode fazer mais por nois então faça na hora de pedir votos vcs pedem e agente coloca vcs no poder então usa esse poder que nos demos a vc e faça alguma coisa pela cidade de santo André

Deixe uma resposta