Metrô abre licitação para estudos que subsidiarão modelagem da concessão comercial da estação Palmeiras-Barra Funda

Um dos mapas do estudo de modernização e reestruturação da Estação (Egis/Arep)

Em agosto de 2019, CPTM e Metrô anunciaram lançamento de Consulta Pública sobre a viabilidade da proposta de Concessão do Polo Intermodal e de seu Entorno

ALEXANDRE PELEGI

O Metrô de São Paulo publicou nesta quarta-feira, 21 de abril de 2021, Aviso de Licitação de Pregão Eletrônico cujo objeto é contratar serviços de fornecimento de elementos técnicos, econômicos e jurídicos com vistas à exploração da Estação Palmeiras-Barra Funda e terrenos no seu entorno de propriedade.

Tais elementos serão fornecidos por meio de estudos, análises mercadológicas, legais, financeiras e de outras informações técnicas que subsidiem o desenvolvimento de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica do estudo para a concessão comercial, “abrangendo as áreas externas a estação (empreendimentos imobiliários) e internas/operacionais (espaços comerciais, lojas e serviços”.

O Edital completo estará disponível a partir desta quinta-feira (21), nos sites http://www.bec.sp.gov.br, http://www.imesp.com.br e http://www.metro.sp.gov.br.

A sessão pública do Pregão será realizada no endereço eletrônico http://www.bec.sp.gov.br, no dia 06/05/2021, às 09h00.

Como mostrou o Diário do Transportes, o Terminal Intermodal da Estação Palmeiras – Barra Funda, de propriedade da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, está sendo objeto de estudos para concessão para exploração comercial pela iniciativa privada desde 2019.

Em agosto daquele ano, as duas companhias abriram a fase de consulta pública para o empreendimento. Relembre:

Metrô e CPTM abrem consulta pública para concessão de uso do Terminal Palmeiras-Barra Funda

Em comunicado oficial na época, as duas companhias informavam que a consulta visava obter contribuições e manifestações “quanto à viabilidade da proposta de Concessão de Uso para Construção, Reforma e Exploração Comercial do Polo Intermodal da Estação Palmeiras-Barra Funda e de seu Entorno, inclusive, mas não se limitando à análise vocacional da área, considerando, como retorno de seu investimento, as receitas que serão obtidas através da exploração comercial dos empreendimentos associados e espaços comerciais a serem construídos. As Companhias avaliarão sugestões, contribuições e propostas a fim de estruturar, a partir delas, os subsídios que nortearão o correspondente edital”.

Para nortear a concessão, o próprio Metrô divulgou em seu site cinco documentos contendo estudos e análises iniciais sobre a proposição. Dentre as propostas iniciais, estão desde a possibilidade de cobertura fotovoltaica, construção de hotel e uma completa reorganização dos fluxos dentro e fora da estação.

O primeiro documento, por exemplo, fornece o estudo de volumetria preliminar, e traz as oportunidades de exploração de receita não tarifária, por meio de empreendimentos associados, modificações no mezanino e cobertura da estação. Tais ações teriam como resultados a melhoria do conforto e do deslocamento dos passageiros, além do aumento potencial de ganhos com aluguéis de espaços comerciais.

Este trabalho, feito por um grupo de consultores da Egis/AREP, a pedido da Agência Francesa de Desenvolvimento, CODATU e Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo, traz o projeto de pré-viabilidade de integração modal, reestruturação e desenvolvimento urbano sustentável do polo de transporte da estação.

O projeto proposto corresponde ao diagnóstico realizado em três escalas:

  • na escala da estação, o objetivo é a reorganização dos fluxos para melhoria da acessibilidade e maior eficiência da integração modal;
  • na escala do Polo Multimodal, propõe-se estreitar os laços entre a estação e seu entorno: utilizar a estação como uma ponte conectando o norte e o sul;
  • na escala metropolitana, o objetivo é criar uma centralidade na Barra Funda, com uma identidade forte.

O Terminal Intermodal da Estação Palmeiras – Barra Funda, localizado na Zona Oeste da capital paulista, situa-se em um complexo viário que comporta o sistema urbano de ônibus municipais e intermunicipais, as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, a Linha 3 Vermelha do Metrô-SP, e o terminal rodoviário, que transporta diariamente 40 mil pessoas em viagens intermunicipais e interestaduais, com linha internacional com viagens até a Bolívia.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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