Sindicato decreta greve nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM em 20 de abril
Publicado em: 16 de abril de 2021

Paralisação se ocorrer, será realizada sete dias antes do anunciado pelos outros sindicatos das demais linhas e coincide com anúncio de metroviários e motoristas de ônibus
WILLIAN MOREIRA
Passageiros que utilizam os trens da CPTM em especial os moradores dos municípios ao leste da capital paulista podem ser afetados por uma greve parcial.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, representante dos funcionários das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, decidiu uma paralisação para a próxima terça-feira, 20 e abril de 2021.
O movimento será realizado em apoio ao Metrô de São Paulo e a motoristas de ônibus que decretaram para a mesma data uma greve sanitária pedindo medidas de proteção aos funcionários do sistema contra o coronavírus e vacinação contra a covid-19.
A entidade também questiona o fato de a CPTM não ter efetuado o pagamento da PPR (Programa de Participação nos Resultados) previsto para 31 de março, conforme acordo anterior combinado entre os sindicatos e a empresa.
Para 20 de abril também está marcada uma greve do sistema Metroviário paralisando todas as linhas, inclusive as administradas pela iniciativa privada, também pelo motivo da pandemia e os casos crescentes de infecção e óbitos nos trabalhadores.
Também em 20 de abril, motoristas de ônibus da capital e da cidade da Grande São Paulo ameaçam paralisar as atividades também pedindo vacinação.
Além dessa paralisação, é prevista outra greve na CPTM, agendada para 27 de abril incluindo todas as linhas do sistema.
Os trabalhadores da CPTM são representados por quatro sindicatos: Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil e Sindicato Sorocabana, cada um atuando em partes distintas conforme abaixo:
* Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil – trabalhadores das linhas 11-Coral, 12-Safira e da Linha 13-Jade, mas apenas responsável pelos colaboradores das estações localizadas no município de São Paulo;
* Sindicato Sorocabana – trabalhadores das linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda e 13-Jade (ferroviários de estações localizadas na cidade de Guarulhos);
* Sindicato dos Ferroviários de São Paulo – representante dos funcionários das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa;
* Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – representa os trabalhadores da manutenção e engenharia da Linha 11-Coral e 12-Safira.
Veja abaixo o comunicado do Sindicato da Central do Brasil sobre a paralisação do dia 20.
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte