ÁUDIO: Espírito Santo retoma transporte público na terça (13) e ônibus interestaduais na segunda (12)

Ônibus do sisterma Transcol, da Grande Vitória

No caso dos ônibus urbanos e metropolitanos, não haverá circulação aos sábados, domingos e feriados em locais de risco extremo. Os interestaduais podem operar com 50% da ocupação

ADAMO BAZANI

O transporte coletivo no Espírito Santo será retomado.

A medida foi anunciada nesta sexta-feira, 09 de abril de 2021, pelo governador Renato Casagrande.

No caso dos ônibus urbanos e metropolitanos, os serviços serão retomados a partir de terça-feira, 13 de abril de 2021, pelo fato de segunda-feira (12) ser feriado estadual de Nossa Senhora da Penha. A medida engloba também o sistema Transcol, que atende a capital Vitória e a região metropolitana.

Casagrande explicou que nos municípios e regiões no enquadramento de Risco Extremo não terão ônibus urbanos e metropolitanos operando aos sábados, domingos e em feriados.

Nestes dias, haverá transportes apenas para profissionais de Saúde.

O governo do Estado atualizou o Mapa de Risco para a covid-19 que vai vigorar entre os dias 12 e 18 de abril.

De acordo com a nova classificação, 42 cidades ficam em risco extremo, 34 em risco alto, 02 em risco moderado e nenhuma cidade está com risco baixo.

Na classificação que vigora até domingo (11), são 37 cidades em risco extremo, 39 em risco alto, duas em risco moderado e nenhuma em risco baixo.

Os ônibus interestaduais e o trem Cariacica (ES)/Belo Horizonte (MG) voltam a funcionar já na segunda-feira (12), mas com a permissão de apenas 50% de ocupação.

O governador também disse que o Estado recomenda o escalonamento dos horários de trabalhadores de diversas atividades para não aglomerar o transporte público.

– Indústria: entrada entre 5h e 7h

– Setor de Serviços: entrada entre 8h e 9h

– Comércio de Rua: das 10h às 18h

– Shoppings: 12h às 20h

Ouça as explicações do governador Casagrande:

“Transporte metropolitano, nós já anunciamos que municípios que estão em risco extremo, transporte metropolitano não funcionará sábado e domingo. Então nós estamos retornando com o transporte metropolitano, com o Transcol aqui na região metropolitana a partir de terça-feira porque segunda-feira é feriado, feriado estadual Dia de Nossa Senhora da Penha. Então na segunda-feira não teremos transporte do Transcol, a partir de terça-feira teremos. Terça, quarta, quinta e sexta naqueles horários que nós já dissemos a vocês, o comércio começa a funcionar as dez da manhã, comércio de rua; shopping meio dia, shopping vai até as oito horas da noite e comércio de rua vai até as dezoito horas, de dez horas até dezoito horas. Nós estamos pedindo que o setor de serviços entre em oito e nove horas e ind]ístria de cinco da manhã e sete horas da manhã para a gente fazer uma distribuição.

Então a gente vai fazer um teste na semana que vem a partir de terça, quarta, quinta e sexta; não vai ter transporte na segunda-feira porque é feriado; então nós não teremos transporte no sábado, no domingo e na segunda a não ser para os trabalhadores da saúde que nós estamos transportando todos os dias quando não tem transporte para a população de forma mais ampla. Essa é a decisão do transporte metropolitano.

Municípios do interior que têm transporte municipal que estiverem em risco extremo nós também recomendamos isso, funciona de terça a sexta e não funciona de sábado e domingo. Risco alto funciona todos os dias da semana.

Transporte interestadual nós suspendemos até domingo. Começa a funcionar a partir de segunda-feira com 50% de ocupação, de venda de passagem, então nós vamos ocupar até 50% da capacidade do veículo. Então até 50% no transporte interestadual, lembrando que o transporte intermunicipal já está funcionando até 50% da capacidade e o trem também de Minas até Cariacica, até Espírito Santo também com 50% da sua capacidade. Transporte ferroviário de passageiros também com 50% da sua capacidade. Também é lembrar que segunda-feira é feriado estadual e no feriado estadual os serviços essenciais funcionam.”

Como mostrou o Diário do Transporte, a circulação de ônibus urbanos, metropolitanos e interestaduais foi suspensa por duas vezes como parte de pacotes de medidas para conter o avanço da covid-19 no Estado.

Inicialmente, não haveria serviços somente no período entre 28 de março e 05 de abril, mas o governador Renato Casagrande decidiu prorrogar a suspensão dos serviços de ônibus em todo o Estado até 11 de abril.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/02/audio-espirito-santo-mantem-suspenso-transporte-coletivo-ate-12-de-abril-onibus-interestaduais-tambem-continuam-proibidos/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta