ÁUDIO: Espírito Santo mantém suspenso transporte coletivo até 12 de abril; ônibus interestaduais também continuam proibidos

Renato Casagrande em pronunciamento nesta sexta-feira (02)

ÁUDIO: Espírito Santo mantém suspenso transporte coletivo até 12 de abril; ônibus interestaduais também continuam proibidos

ADAMO BAZANI

Colaborou Willian Moreira

Os transportes coletivos vão continuar suspensos até o dia 12 de abril de 2021 no Espírito Santo como medida de tentar desestimular a circulação de pessoas e, assim, frear o avanço da covid-19

A informação foi dada no início da noite desta sexta-feira, 02 de abril de 2021, pelo governador Renato Casagrande em transmissão pelas redes sociais.

O Espírito Santo está em quarentena até este domingo, 04 de abril de 2021.

Os transportes estão suspensos desde o início desta quarentena, em 28 de março, e deveriam voltar na segunda-feira, 05 de abril, mas a equipe de Saúde do estado decidiu prorrogar a suspensão por mais uma semana, como explicou o governador.

 “Mesmo assim seguindo a matriz de risco a partir desta semana que vai iniciar no domingo, mas o mapa valendo a partir de segunda-feira, nós manteremos na semana que vem o transporte público suspenso. O transporte público será suspenso por mais uma semana; de segunda-feira até o próximo domingo nós não teremos transporte público na Região Metropolitana. O transporte é um foco de interação e a aglomeração e nós estamos suspendendo o transporte, nós vamos ter o transporte suspenso por duas semanas no estado do Espírito Santo e voltaremos com o transporte na outra segunda-feira, na próxima segunda-feira sem ser o dia cinco, no dia 12. Dia 12 gente retoma o transporte público na Região Metropolitana com alguns horários diferenciados para as atividades.” – disse

Ouça:

Apesar de citar os transportes urbanos na região metropolitana, a suspensão vale para todo o Estado, retificou Casagrande ao final da transmissão.

O governador ainda disse que os ônibus intermunicipais (não os metropolitanos) vão poder operar com 50% da capacidade. Já os ônibus interestaduais também continuam sem poder circular

“O ônibus intermunicipal vai poder funcionar com até 50% da sua capacidade. Nós manteremos também suspensos os ônibus interestaduais. Então os ônibus de outros estados para cá também estamos ainda mantendo suspensos por mais uma semana também da mesma forma que o ônibus metropolitano está suspenso até domingo dia 11, também as linhas e o transporte interestadual ficam suspensos neste momento.”

Ouça:

Na volta do transporte coletivo, em 12 de abril de 2021, o governo estadual deve recomendar o escalonamento de horários de entradas dos trabalhadores para não haver lotação, sendo até às 7h para os trabalhadores da indústria; das 7h às 9h para os profissionais do comércio e das 9h às 11h para os funcionários do setor de serviços.

“Na hora que o ônibus retornar no dia 12 na próxima segunda-feira, nós teremos um escalonamento da entrada da demanda de passageiros dos ônibus metropolitanos. Então estamos sugerindo, sugerindo e decidindo, ao mesmo tempo que a gente sugere a gente decide, através do decreto e da portaria que nós vamos recomendar que os trabalhadores da indústria possam acessar os ônibus até as sete horas da manhaã. Que os serviços possam acessar os ônibus das sete até as nove horas. E o comércio das nove até as onze. É por isso que o comércio de rua passa a funcionar de dez até às dezoito, que o serviço a gente sugere que comece a funcionar as nove horas da manhã para que a gente faça uma distribuição dos trabalhadores, dos servidores das pessoas num tempo maior e a gente reduz a aglomeração na hora que o transporte público retornar a partir do dia doze. Mas essa semana que vai começar nós não teremos transporte público.”

Ouça:

Casagrande explicou que a partir desta segunda-feira, 05 de abril de 2021, termina a quarentena geral no estado e voltam as classificações pelo mapa de risco.

Um novo mapa foi apresentado, com 37 cidades em risco extremo, 39 em risco alto, duas em risco moderado e nenhuma em risco baixo.

O governador também lembrou que as cidades que continuarem no risco extremo depois de 12 de abril de 2021, não poderão ter ônibus urbanos circulando aos fins de semana e feriados.

Já nos dias úteis, os ônibus nas cidades com o risco extremo podem operar somente até às 22h.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Willian Moreira

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Vilmar Sebastiao disse:

    Eu digo assim para o senhor ganhador estado Renato Casagrande uma pessoa que tem que pegar um exame e mora em Guarapari e tem que pegar o exame lá em Campo Grande como que eu vou fazer se eu teria que ter pegado 15 anos já a dias atrás ele não pode pegar por causa da circulação de ônibus que não tem desde o dia 28 como eu vou fazer isso agora preciso pegar meu fundo para poder dar entrada no meu na entrada na aposentadoria como é que eu vou fazer agora

  2. Bento Rosa disse:

    Coitado do governador, está totalmente perdido nas suas decisões e no combate a pandemia. A PGR, continua aguardando respostas sobre a aplicação do dinheiro público no combate a pandemia.

Deixe uma resposta