Santo André (SP) estende medidas restritivas até 11 de abril sem ônibus das 22h às 04h

Ônibus metropolitanos (azul escuro) não seguem às regras municipais. Já ônibus municipais (majoritariamente brancos) não operam entre 22h e 04h

Serviços essenciais, como mercados, só podem funcionar até 19h. Atividades ligadas a emergências de Saúde humana e animal não têm restrições

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, decidiu prorrogar as medidas de restrição máxima que vinha adotando desde o fim de março.

Com a decisão, as regras vão até 11 de abril, mesma data estipulada da prorrogação da fase emergencial do Plano São Paulo, do governador João Doria, mas com medidas mais rigorosas que as estaduais.

Por exemplo, o plano estadual não limita os horários do transporte público; já em Santo André, as operações dos ônibus municipais (União Santo André e Suzantur) não vão ocorrer das 22h às 04h.

Os trólebus da Metra, os trens da CPTM e os ônibus intermunicipais de linhas da EMTU não seguem o decreto de Santo André porque são metropolitanos, ou seja, de gerenciamento do Estado.

O decreto municipal de Santo André limita o funcionamento de supermercados, mercados, hortifrútis e postos de combustíveis até às 19h. No decreto estadual não tem essa limitação.

Delivery de comida poderá operar até as 00h00 em Santo André.

Drive thru de alimentação só pode funcionar até as 19h00

Cultos religiosos continuam proibidos.

Atividades ligadas a emergências de Saúde humana e animal não têm restrições.

O decreto mantém restrita a circulação de pessoas e veículos, no horário das 22h00 às 04h00, no período de 05 a 11 de abril de 2021.

ATÉ ÀS 19h:

Veja as atividades que podem funcionar somente até às *19h em Santo André*

I – Alimentação: hipermercados, supermercados, mercados, açougues, padarias, feiras livres e congêneres;

II – Transporte: estabelecimentos de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, lojas de autopeças e estacionamentos;

III – Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns e postos de combustíveis;

IV – Comunicação Social: meios de comunicação social executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;

V – Construção civil;

VI – Outros serviços: lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços bancários, lotéricas, cartórios, correios, bancas de jornais, óticas e lojas de conveniência.

ÔNIBUS:

Ônibus municipais (União Santo André e Suzantur) não vão operar das 22h às 04h.

Os trólebus da Metra, os trens da CPTM e os ônibus intermunicipais de linhas da EMTU não seguem o decreto de Santo André porque são metropolitanos, ou seja, de gerenciamento do Estado.

CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E VEÍCULOS:

Fica restrita a circulação de pessoas e veículos, no horário das 22h00 às 04h00, no período de 05 a 11 de abril de 2021.

SEM RESTRIÇÕES DE HORÁRIO:

Veja as atividades que não têm restrição de horários em Santo André:

I – hospitais públicos e privados;

II – serviços de saúde de urgência e emergência;

III – farmácias e laboratórios;

IV – hospitais veterinários;

V – outros serviços de natureza essencial ao funcionamento dos serviços de saúde;

VI – atividades industrial, de telecomunicação, de segurança e serviços de call center;

VII – atividades profissionais de transporte privado de passageiros, incluindo táxi, transporte por aplicativos e fretamentos;

VIII – setor hoteleiro.

O QUE NÃO PODE FUNCIONAR:

I – atividades religiosas, de qualquer natureza;

II – atividades escolares, na forma presencial, em toda rede de ensino público municipal e estadual e na rede privada;

III – eventos esportivos de qualquer espécie;

IV – atividades administrativas internas, de modo presencial, em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços não essenciais.

DELIVERY E DRIVE THRU:

Delivery de comida poderá operar até as 00h00 em Santo André.

Drive thru de alimentação só pode funcionar até as 19h00

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Vanusa Maria Feitosa disse:

    Boa tarde, eles fazem o decreto e esquecem de quem trabalha na zona leste, tenho q pagar Uber todos os dias para ir p casa, não acho justo isso. Se e para fazer então que seja geral………

Deixe uma resposta