Secretaria dos Transportes do Rio de Janeiro aprova configurações internas de modelos da Mascarello e Comil para linhas intermunicipais

Micro-ônibus da Mascarello com chassi Iveco (foto apenas ilustrativa)

Já Marcopolo, Volare, Neobus e Caio tiveram aprovação para o sistema municipal

ADAMO BAZANI

A Secretaria dos Transportes do Estado do Rio de Janeiro publicou em Diário Oficial nesta terça-feira, 30 de março de 2021, a aprovação das configurações internas de modelos de ônibus das encarroçadoras Marcarello e Comil para os serviços intermunicipais.

As solicitações foram feitas pelas fabricantes das carrocerias e se referem a modelos implementados sobre chassis Iveco e Volkswagen.

– Carroceria: Ônibus rodoviário modelo Versátile, com ar condicionado.

Chassi: Volkswagen 17230 OD Euro V

Distância entre eixos: 6500mm

Lotação: 48 passageiros sentados.

Obs. Com Dispositivo de Poltrona Móvel (D.P.M.).

– Carroceria: Micro-ônibus rodoviário modelo Gran Micro S2 com ar condicionado.

Chassi: Iveco 70C17 HD

Distância entre eixos: 4350 mm

Lotação: 24 passageiros sentados

Como tinha mostrado o Diário do Transporte, em 03 de fevereiro de 2021, a Secretaria de Transportes da cidade do Rio de Janeiro publicou as aprovações das plantas de distribuição interna de lugares em modelos de ônibus a serem usados nas linhas municipais, tanto comuns como seletivas (frescões).

Os modelos e as configurações padronizadas da publicação oficial são:

–  MARCOPOLO GRANDE ROD G7 (13,10m), “MBB OF 1721 EURO V”, apresentado pela empresa MARCOPOLO S/A,  com 46 passageiros sentados + 01 PPD + motorista + Sanitário

– MARCOPOLO GRANDE ROD G7 (13,50 m), “MBB OF 1721 EURO V”, apresentado pela empresa MARCOPOLO S/A., com 50 passageiros sentados +01 PPD + motorista

– CAIO APACHE VIP, do chassi “MBB OF 1519 Euro V”, apresentado pela empresa Caio Induscar- Indústria e Comércio de Carroceria Ltda., com 71 passageiros, sendo 39 sentados + 01 PPD + motorista e 32 em pé.

No dia 16 de dezembro de 2020, a pasta tinha publicado a aprovação das plantas internas de outros modelos, incluindo aditamentos de configurações já aprovadas.

– CAIO  “FOX 2400 III” do chassi “MBB LO EURO V, TIPO URBANO”, CAIO INDUSCAR – INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CARROCERIA LTDA., com 47 passageiros, sendo 21 passageiros sentados + 01 PPD + motorista e 23 passageiros em pé

– MARCOPOLO GRANDE ROD G7 (12,70MM)”, apresentado pela empresa MARCOPOLO S/A, sob o nº 111717788, com 34 passageiros sentados + 01 PPD + motorista,

– NEOBUS “MEGA (12,000M)”, do chassi “MBB OF 1721 EURO V”, apresentado pela empresa SAN MARINO ÔNIBUS E IMPLEMENTOS LTDA., sob o nº 11749678, com 70 passageiros, sendo 37 sentados + 01 PPD + motorista e 32 em pé

– “VOLARE G4 URBANO (8,900M)”, “LO 916 EURO V”, apresentado pela empresa MARCOPOLO S/A, com 37 passageiros, sendo 23 sentados + 01 PPD + motorista e 13 em pé

– MARCOPOLO/VOLARE MODELO: DW9 MINIÔNIBUS RODOVIÁRIO COM AR CONDICIONADO E ELEVADOR, EXCLUSIVAMENTE PARA SERVIÇO PÚBLICO DE PASSAGEIROS POR ÔNIBUS – SPPO – RJ” apresentado pela empresa MARCOPOLO S/A, , com 30 passageiros sentados + DTA + motorista

Não significa que outros modelos de outras marcas não possam fazer parte do sistema, mas nestes ônibus relacionados, os padrões são estes definidos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/02/03/secretaria-dos-transportes-do-rio-de-janeiro-aprova-configuracoes-internas-de-onibus-marcopolo-volare-neobus-e-caio-para-o-sistema-municipal/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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