Scania paralisa a produção em 26 de março e volta em 05 de abril

Scania é especializada em ônibus e caminhões dos segmentos pesados

Medida acompanha antecipação de feriado pelos prefeitos do ABC e se deve ao agravamento da pandemia e à falta de peças e insumos

ADAMO BAZANI

A fabricante de ônibus e caminhões Scania anunciou nesta segunda-feira, 22 de março de 2021, que vai parar a produção em 26 de março, com retorno no dia 05 de abril.

A medida, segundo a montadora, ocorre devido ao agravamento do avanço da covid-19 e à falta de peças e insumos para a fabricação.

A Scania atua no segmento de ônibus e caminhões pesados, além de produzir motores estacionários.

A fabricante diz que acompanhará também a antecipação de feriados anunciada pelos prefeitos do ABC Paulista. A principal unidade da montadora fica em São Bernardo do Campo.

Como mostrou o Diário do Transporte, o Consórcio Intermunicipal ABC, que reúne os prefeitos das sete cidades do ABC Paulista, decidiu nesta segunda-feira, 22 de março de 2021, antecipar feriados como tentativa de conter o avanço da covid-19. Não haverá dia útil no Grande ABC entre 27 de março e 4 de abril deste ano.

Os transportes coletivos serão restritos a apenas funcionários de serviços essenciais neste período, no caso dos ônibus municipais.

Entre 27 de março e 04 de abril, as atividades essenciais deverão encerrar suas atividades (supermercados, postos de combustíveis, etc)  às 17h, com exceção dos hospitais públicos e privados, serviços de saúde de urgência e emergência, farmácias, laboratórios, hospitais veterinários e demais serviços de natureza essencial ao funcionamento dos serviços de saúde.

Os prefeitos também mandaram um ofício ao secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, visando à adesão dos equipamentos geridos pelo Governo do Estado às medidas de contenção da Covid-19.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/03/22/feriados-antecipados-no-abc-o-que-voce-precisa-saber-onibus-delivery-drive-thru-mercados-farmacias-postos-de-combustiveis-bebidas/

Nota à Imprensa

A Scania anunciou nesta 2ª-feira, dia 22 de Março, que realizará uma Parada Programada de Produção, com início em 26 de Março e com retorno no dia 05 de Abril. 

A decisão foi tomada em virtude de uma combinação de fatores, entre eles o apoio às autoridades para diminuir o número de pessoas circulando durante o período de antecipação dos feriados na Região do Grande ABC e as dificuldades na estabilidade da cadeia de suprimentos.

A empresa ressalta que integra um dos setores essenciais para a sociedade – Indústria do Transporte e Geração de Energia – o que nos coloca a responsabilidade de nos manter na linha de frente, com foco no abastecimento de itens de primeira necessidade, apoiando nossos clientes em suas atividades.

Reforça ainda que que foi a primeira montadora a retornar ao trabalho em Abril de 2020, no início da pandemia, com o sistema de produção adaptado aos mais rigorosos protocolos de saúde e higiene sanitária. E mantém o seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores e da sociedade, oferecendo suporte à cadeia a qual pertence, aos clientes e sobretudo com a provisão de suprimentos a população.

As Concessionárias Scania e suas respectivas oficinas permanecem em funcionamento, com exceção daquelas localizadas em estados ou cidades em que há orientação de encerramento das atividades pelo poder público. As casas que continuam em atendimento permanecem adotando rígidos protocolos de higiene e limitações de segurança.

OUTRAS FABRICANTES:

Outra produtora de veículos de grande porte, a Volvo, anunciou em nota distribuída à imprensa que nesta terça-feira, 23 de março de 2021, paralisará a maior parte da produção de caminhões em sua fábrica de Curitiba (PR). A fabricação de ônibus não será afetada.

Dois motivos levaram a empresa a tomar a medida: a falta de peças, principalmente componentes eletrônicos, e o agravamento da pandemia de covid-19 no Brasil.

Veja:

https://diariodotransporte.com.br/2021/03/22/volvo-paralisa-parte-da-producao-de-caminhoes-em-curitiba-medida-nao-afeta-fabricacao-de-onibus/

Na semana passada, a Volkswagen anunciou que vai paralisar por 12 dias corridos a produção de carros nas plantas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).

A medida começa em 24 de março e vai até 04 de abril de 2021, sendo atribuída pela montadora ao agravamento da pandemia de covid-19.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/03/19/volkswagen-anuncia-que-vai-suspender-producao-por-12-dias-a-partir-de-quarta-24/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta