Três novas praças de pedágio entram em operação em trechos de Minas e Goiás das BRs-364/365

Foto: Ecovias do Cerrado

Após autorização da ANTT, da sete praças de pedágio no trecho, cinco estão em operação nos 437 km de rodovias federais que ligam Jataí (GO) e Uberlândia (MG)

ALEXANDRE PELEGI

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT autorizou o início da cobrança de pedágio em mais três praças do trecho concedido da BR-364/365/GO/MG, explorado pela Concessionária Ecovias do Cerrado S/A.

O trecho compreende 437 km de rodovias federais que ligam Jataí (GO) a Uberlândia (MG).

No total, a Ecovias do Cerrado explora sete praças de pedágio, sendo quatro praças ao longo da BR-365, no trecho mineiro, localizadas nas cidades de Uberlândia (km 645+600), Monte Alegre de Minas (km 704+350), Ituiutaba (km 765+980) e Santa Vitória (km 835+950).

No estado de Goiás estão as outras três praças, situadas em Paranaiguara (km 32+650), Cachoeira Alta (km 93+120) e Jataí (km 156+550).

Pela Deliberação nº 79, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 10 de março de 2021, a ANTT autorizou o início de cobrança de pedágio nas Praças P3, P4 e P5 localizadas respectivamente em Ituiutaba (MG), Santa Vitória (MG) e Paranaiguara (GO).

As praças P1 e P2, nas cidades mineiras de Uberlândia (km 645+600) e Monte Alegre de Minas (km 704+350), já haviam sido autorizadas a entrar em operação em 13 de novembro de 2020, como mostrou o Diário do Transporte. Relembre:

ANTT autoriza início de cobrança em duas praças de pedágio no trecho de Minas das BRs-364/365

O preço da Tarifa Básica de Pedágio para a categoria de veículo 1 é o mesmo válido desde novembro passado, de R$ 4,90.

TRECHO CONCEDIDO

A operação pela Ecovias do Cerrado teve início no dia 20 de janeiro de 2020. O trecho total está divido nos estados de Goiás, com 192,7 quilômetros da BR-364, e 244,3 quilômetros da BR-365 em Minas Gerais.

Pelo contrato de concessão, com 30 anos de prazo, caberá à concessionária investir R$ 4,59 bilhões na realização de obras de modernização, recuperação, conservação, manutenção, operação da rodovia e serviços de atendimento aos usuários.

O trecho integra uma das mais importantes rotas para o escoamento de grãos do Centro-Oeste até o porto de Santos, além de ser rota importante para o abastecimento da região sul de Goiás e Minas Gerais, principalmente de produtos da indústria, materiais de construção e alimentos.

São 11 municípios, sendo cinco em Goiás (Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta, Jataí, Paranaiguara e São Simão) e seis em Minas Gerais (Santa Vitória, Gurinhatã, Ituiutaba, Canápolis, Monte Alegre de Minas e Uberlândia).


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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