Com fase vermelha em SP, Poupatempo fecha todas as unidades temporariamente a partir de sábado (06)

Agendamentos já realizados serão automaticamente cancelados. Foto: Divulgação.

Pelos canais digitais, mais de 120 serviços online estão disponíveis

JESSICA MARQUES

O Poupatempo vai fechar todas as 82 unidades do estado de São Paulo temporariamente a partir deste sábado, 06 de março de 2021. A medida é necessária devido à reclassificação de todo o estado para a fase vermelha do Plano São Paulo, anunciada pelo governador João Doria.

Assim, os atendimentos presenciais estarão suspensos e os agendamentos já realizados serão automaticamente cancelados. A medida será válida por 14 dias.

Em nota, o Poupatempo informou que oferece mais de 120 serviços online, que podem ser realizados sem sair de casa, 24 horas por dia, sete dias por semana. O acesso pode ser realizado pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital.

Entre as opções de atendimentos disponíveis online, estão solicitação de Atestado de Antecedentes Criminais, seguro-desemprego, Carteira de Trabalho Digital, renovação de CNH, licenciamento, liberação de veículos, serviços da Secretaria de Educação, CDHU, entre outros.

“Hoje, mais de 70% dos atendimentos oferecidos pelo programa são feitos pelas plataformas digitais. Em 2020, foram quase 5,5 milhões de atendimentos online. Entre os serviços digitais mais solicitados, estão renovação de CNH, pesquisa de pontuação, consulta de IPVA, Licenciamento de veículos, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho, Seguro Desemprego, entre outros. Cada vez mais digital e próximo do cidadão, o Poupatempo mantém nos canais digitais a mesma qualidade e eficiência, marcas registradas do programa”, informou o órgão, em nota.

Para quem tem dúvidas sobre como realizar serviços de forma online, Poupatempo disponibiliza vídeos que ensinam o passo a passo dos atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 14 tutoriais, está disponível no site e no YouTube, no endereço www.youtube.com/poupatemposp.

SEGUNDA VIA DE RG

Segundo o Poupatempo, quem precisa emitir a segunda via do RG já pode usar os meios digitais para obter o documento sem precisar comparecer ao atendimento presencial. Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão pode solicitar uma nova Carteira de Identidade, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.

Os totens estão disponíveis em estações do metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Os endereços estão no portal www.poupatempo.sp.gov.br, na opção Locais de Atendimento.

Já o aplicativo RG Digital SP está disponível para ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store.

CARTÃO BOM

Os serviços relacionados ao Cartão BOM também estarão suspensos nas unidades do Poupatempo durante o período de fase vermelha.

A Autopass, empresa responsável por gerir os serviços do cartão, orienta que os passageiros podem solicitar atendimento digital. Os principais canais são o WhatsApp (11) 3888-2200, o chat do site ou a central de atendimento (11) 3888-2200.

Entre os serviços que podem ser solicitados online estão a solicitação da primeira ou segunda via do cartão. Também no ambiente virtual, idosos podem solicitar o Cartão BOM Sênior e recebê-lo em casa gratuitamente.

O cartão pode ser utilizado nos ônibus metropolitanos da Grande São Paulo, gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), no Metrô e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Leia também:

TUTORIAL: Idosos podem solicitar Cartão BOM Sênior via WhatsApp e receber em casa gratuitamente

DETRAN-SP

As unidades do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) também têm o atendimento suspenso durante a fase vermelha do Plano São Paulo.

O Detran.SP oferece mais de 70 serviços online. É possível fazer o licenciamento digital, a transferência, venda e registro de veículos, renovação e solicitação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital, mudança e adição de categoria, segunda via da CNH, pesquisa sobre certidões negativas e positivas, liberação de veículos apreendidos por infração de trânsito, entre outros, no portal www.detran.sp.gov.br.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta