Santo André (SP) vistoria 34 bairros em primeiro dia de ‘toque de restrição’

Ao todo, 124 estabelecimentos foram fiscalizados. Foto: Angelo Baima/PSA.

Objetivo é coibir aglomerações e festas clandestinas

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, vistoriou 34 bairros no primeiro dia do “toque de restrição” determinado pelo governador João Doria. O objetivo das ações da administração municipal é coibir aglomerações e festas clandestinas.

Na cidade, 124 estabelecimentos foram fiscalizados no sábado, 27 de fevereiro de 2021, por meio da Operação Comércio Responsável. Destes, 30 receberam orientações, um foi multado no Jardim do Estádio e um interditado no Campestre, em um imóvel residencial.

Os bairros fiscalizados foram Campestre, Centreville, Centro, Cidade São Jorge, Condomínio Maracanã, Homero Thon, Jardim, Jardim Bela Vista, Jardim Bom Pastor, Jardim Cristiane, Jardim do Estádio, Jardim Guarará, Jardim Irene, Jardim Santa Cristina, Jardim Santo André, Parque Gerassi, Parque João Ramalho, Parque Miami, Santa Maria, Sítio dos Vianas, Utinga, Vila Alice, Vila Alzira, Vila Bastos, Vila Curuçá, Vila Floresta, Vila Gilda, Vila Guarani, Vila Guiomar, Vila João Ramalho, Vila Linda, Vila Palmares, Vila Scarpelli e Vila Suíça.

A fiscalização ocorre durante o lockdown noturno. As restrições foram determinadas pelo governador de São Paulo, João Doria. Contudo, os prefeitos do ABC Paulista decidiram criar regras próprias de restrição à circulação.

Em Santo André, desde sábado (27), ocorre a suspensão das atividades comerciais das 21h às 4h aos fins de semana. A restrição vale até 07 de março, quando a situação da pandemia passará por nova avaliação.

No período, estão autorizados a funcionar estabelecimentos hospitalares, serviços de saúde de urgência e emergência, farmácias e atividades industriais.

Segundo a Prefeitura, durante o fim de semana, as forças policiais e órgãos municipais atuaram em várias frentes. A Polícia Militar montou diversos bloqueios em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de inibir as aglomerações, com apoio do setor de inteligência da Polícia Civil.

Alguns pontos de aglomerações, considerados críticos, como praças e estabelecimentos comerciais, também foram interditados pela Prefeitura, e a Guarda Civil Municipal manteve o efetivo destacado para as operações integradas.

“Estamos realizando um esforço coletivo, unindo forças e reforçando a fiscalização visando coibir aglomerações e festas clandestinas em estabelecimentos comerciais e áreas públicas. O objetivo é conter a aceleração da pandemia de Covid-19 na cidade e preservar vidas”, disse o prefeito Paulo Serra, em nota.

Na cidade, as ações iniciaram na sexta (26). Na data, foram interditados dois campos de futebol, um deles no Jardim Cristiane e o outro na área localizada embaixo do viaduto Sacadura Cabral. Além dessas áreas públicas, três estabelecimentos comerciais também foram lacrados, um no bairro Santa Teresinha, outro na região central e um na região da Vila Luzita.

TRANSPORTE COLETIVO

Na cidade, os ônibus municipais recolhem às 22h e voltam a operar às 04h. Aplicativos de carro e táxis não param.

Leia também:

Confira como vai ser a mobilidade no “lockdown” do ABC

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Ana Paula Martins de Moura disse:

    A policia e o prefeito não tem o que fazer ….vai prender bandidos,fiscalizar comunidades com pancadoes …e o prefeito e só isso cadê o planejamento,limpeza e tratamento precoce não me venha com essa CADÊ O DINHEIRO QUE O GOVERNO FEDERAL MANDOU….PARA ESSES EMBUSTEIROS

    1. Leandro disse:

      Esses políticos são uns bandos de comédia….agora até os caminhoneiros tão fazendo tiatrinho juntos com os mala do sindicatos kkkkk tudo babacas paga pau de políticos, políticos quer que todo mundo morra.

  2. Branca Gonçalves disse:

    No primeiro dia só pagunça cadê os policiais

  3. Andrei storti disse:

    É… devagar vão enterrando os comercios e junto
    os funcionários que dependem do trabalho para sobreviver.

  4. Efson disse:

    E o piscinão da vila pires quando o próprio prefeito declarou em rádio que era a menina dos olhos este piscinão e outro em Camilópolis isto foi a uns 2anos atrás e até agora nada

  5. FERNANDA HOLANDA ALBACETE disse:

    O prefeito orlando ta certo se comecar fechar as nove tudo durante duas semanas com ordem rigidas podemos ainda salvar os nossos idosos e agora nao esqueca que sao as criancas

  6. A .A disse:

    Bom dia ! Isso é tudo mentira não estão fiscalizando nada é só conversinha, aqui na rua Benedito Calixto número 89 funciona um bar na garagem chama bar do pinguinha, aqui não tem horário para fechar, não tem nível de palavras de baixo calão para falar, tudo sem máscara, servem bebidas para menores abrem as 9 , 10 horas so fecha as 00horas as portas e fica atendendo pela portinha lateral ate as 2 , 3 horas da manhã, ja liguei, policia , semasa, vigilância sanitária, postei no zap do prefeito, na guarda municipal. É tudo um jogo de empurra empurra ainda escutei a gente não pode fazer nada. Bando de mentirosos.

  7. Raquel de Souza disse:

    Parque Andreense é muito esquecido até na fiscalização. Muitas festas em chácaras lá que viraram a noite. Dava pra perceber que não era só reunião de família.

  8. Eula paula disse:

    Aonde fiscalizou porque aqui não teve nenhuma fiscalização

  9. Érica disse:

    Onde essa fiscalização passou na Vila Palmares bares abertos até 5:00horas da manhã ficamos sem dormir sexta , sábado e domingo.

  10. Nivaldo Silva disse:

    Gostaria de saber se em bairro de “bacana”teve todo esse aparato pra coibir os infratores riquinhos.e
    filhinhos de papai.

  11. FABIO PRADO disse:

    Clube de campo teve chacara na antiga 47 até as 4 da manhã, fora os butecos cheio de gente até tarde, é uma vergonha

  12. Vagner Robson disse:

    Prefeito fraco e esse de Sto André, só poderia ser do partido do calcinha apertada…. Esses ditadores logo vão conhecer a irá de um povo…. Vai sentir e vão pedir arrego depois. O poder emana do povo e não de ditadores que só estão fazendo isso pra forçar mais grana do GOVERNO FEDERAL e sabotar um país…. Lixos
    Serra

  13. Jose Valter aguiar santos disse:

    So nao e proibido a reuniso no clube dos curios!todo sabsdo ou domingo e uma festa só !!!
    Prefeito e ai ??????

Deixe uma resposta