Scania nomeia Christian Levin como novo CEO global

Executivo atualmente é membro do Conselho Executivo e diretor de operações do Grupo TRATON. Foto: Divulgação.

Mudança entra em vigor a partir de 1º de maio de 2021

JESSICA MARQUES

A Scania anunciou nesta terça-feira, 23 de fevereiro de 2021, que Christian Levin será o novo CEO global a partir de 1º de maio de 2021. O executivo assumirá o posto no lugar de Henrik Henriksson, que iniciará a transição e deixará a Scania após 23 anos na organização.

Além da função na fabricante sueca, Levin permanecerá membro da diretoria executiva no Grupo TRATON, do qual a Scania faz parte. Por sua vez, Henrik Henriksson passou os últimos cinco como CEO na Scania e vai ingressar na H2 Green Steel, empresa que pretende iniciar a produção de aço livre de fósseis até 2024.

“Lamentamos que Henrik Henriksson esteja deixando a Scania e a família TRATON, mas também estamos orgulhosos pelo novo grande desafio que ele enfrentará, uma combinação perfeita com a sua experiência única como líder em sustentabilidade. Nossa indústria também se beneficiará muito com o aço livre de fósseis, e a TRATON acompanhará esta trajetória com interesse. Felizmente, não poderíamos contar com um sucessor mais adequado do que Christian Levin. Sua carreira e conhecimento da indústria e da Scania são perfeitos. Ele irá manter o compromisso da marca com a sustentabilidade e impulsionar sua jornada de transformação”, afirmou o CEO do grupo TRATON Matthias Gründler, que também é presidente do Conselho de Administração da Scania global.

Christian Levin ingressou na TRATON em 2019. O executivo iniciou sua carreira na Scania em 1994, como trainee e ocupou vários cargos gerenciais desde então. Levin tem uma vasta experiência profissional internacional e possui um mestrado em Engenharia Mecânica pelo Royal Institute of Technology em Estocolmo. Além disso, também foi vice-presidente executivo e chefe de Vendas e Marketing da Scania na Suécia antes de ingressar na TRATON.

“Passei a maior parte da minha carreira na Scania. Voltar para todos os amigos e colegas da família Scania e agora liderar a empresa como CEO é muito especial para mim. Com a paixão e os valores vamos continuar a conduzir a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. Também seguiremos na jornada de transformação para garantir que possamos capturar as oportunidades à nossa frente à medida que o negócio de nossos clientes evolui”, afirmou Levin.

“Foi uma decisão muito difícil a ser tomada, sair da Scania, uma empresa  na qual passei toda a minha carreira profissional e que vejo como família. Tive uma jornada fantástica aqui e me sinto orgulhoso do que conquistamos. Também me sinto confiante de que a Scania está bem posicionada para o futuro, com um propósito claro de impulsionar a mudança para o transporte sustentável”, disse Henrik Henriksson, também em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta