“Nova Indústria”, incluindo ônibus elétricos e minerais críticos para baterias, terá R$ 140 bilhões até dezembro de 2026
Publicado em: 22 de junho de 2026
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (22), em aniversário de 74 anos do BNDES
ADAMO BAZANI
A chamada “Nova Indústria” no Brasil vai contar com financiamentos do Governo Federal na ordem de R$ 140 bilhões.
Entre os setores abrangidos estão: fertilizantes, máquinas agrícolas, IFAs (insumos farmacêuticos ativos), biofármacos, terapias avançadas, mobilidade sustentável (incluindo ônibus elétricos), inteligência artificial, audiovisual, minerais críticos (incluindo insumos para baterias de veículos elétricos) e tecnologias duais. Tecnologias duais (ou de dupla utilização) são inovações desenvolvidas para aplicações civis que podem ser adaptadas para fins militares, ou vice-versa. Elas otimizam custos de pesquisa e impulsionam o desenvolvimento industrial ao aproveitar recursos científicos em múltiplos mercados.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026, em evento de comemoração pelos 74 anos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva; pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin; e pelo presidente da instituição financeira, Aloízio Mercadante.
Deste total, de acordo com as autoridades no encontro, que ocorreu em Brasília (DF), R$ 102,5 bilhões são do BNDES e R$ 37,5 bilhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Com o anúncio, a NIB (Nova Indústria Brasileira) alcançará mais de R$ 750 bilhões em recursos disponíveis para investimentos entre 2023 e 2026.
Como mostrou o Diário do Transporte, diante da “ameaça” do crescimento de indústrias estrangeiras, em especial chinesas, nestes setores de tecnologia e estratégicos, o Banco decidiu focar na liberação de recursos para fabricantes que se instalam no País e os ônibus elétricos estão no foco.
Neste domingo, 21 de junho de 2026, nos discursos durante a cerimônia de apresentação de 500 ônibus elétricos para o sistema de transportes da cidade de São Paulo, a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, foi clara em dizer que o dinheiro do banco é para ir para indústrias que efetivamente produzam e desenvolvam modelos no Brasil e não somente montem por aqui ou importem.
Relembre:
No evento desta segunda-feira (22), ainda de acordo com nota do BNDES, foi desenvolvido um site especial da ABDI(Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) para facilitar o acesso e tirar dúvidas de investidores: https://www.abdi.com.br/investeindustria/
Com o objetivo de coordenar o apoio para segmentos estratégicos da indústria nacional, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) desenvolveu o portal Investe Indústria Brasil. O site funcionará como um mapa para a política pública, identificando intenções de investimento e gargalos de cada setor. Para isso, a ABDI receberá informação das empresas dos focos da NIB e vai acompanhar as demandas setoriais. – diz a nota.
Ainda no evento, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou que BNDES e Finep farão aporte de R$ 400 milhões (R$ 200 milhões cada instituição) na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Esses recursos serão destinados para apoio a projetos estruturantes de pesquisa, desenvolvimento e inovação, de acordo com modelo que envolve a cooperação entre empresas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) credenciadas como unidades Embrapii.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

