Entradas e saídas de São Bernardo do Campo (SP) terão bloqueios durante toque de recolher
Publicado em: 23 de fevereiro de 2021

Circulação de pessoas e veículos das 22h às 5h será permitida apenas para transportes por aplicativo, caminhoneiros, em casos de atendimento médico e ida à farmácia
JESSICA MARQUES
A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, informou que a cidade terá bloqueios nas entradas e saídas durante o toque de recolher, das 22h às 5h. A medida entra em vigor a partir de sábado, 27 de fevereiro de 2021.
Os bloqueios também serão realizados em pontos de entrada e saída para os principais bairros da cidade, assim como nas dividas com os demais municípios da região e com a capital paulista. Os principais corredores da cidade serão fiscalizados para garantir o cumprimento da medida.
Pelas regras do toque de recolher, será permitida no bloqueio apenas a circulação de pessoas que estejam a caminho de atendimento médico e farmácias, como também profissionais de transporte privado de passageiros e caminhoneiros. Caso o motorista que for abordado não esteja dentro destes critérios, será orientado a retornar para sua casa.
Os pedestres que estiverem na rua da cidade após o início do toque de recolher também terão que justificar o motivo da saída de sua residência caso sejam abordados pelas forças de segurança da cidade.
ESTRATÉGIA
A decisão foi tomada em conjunto com forças policiais do município, com o objetivo de evitar a circulação de veículos na cidade e garantir o cumprimento do toque de recolher. Portanto, a medida ocorrerá diariamente, das 22h às 5h da manhã, até que seja decretado o fim dos bloqueios.
A estratégia foi definida pelo prefeito Orlando Morando durante reunião com representantes das policias Civil e Militar, além de representantes da Administração.
A ação será executada pelo efetivo da Guarda Civil Municipal, além de profissionais da Polícia Militar, com apoio do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e da Polícia Civil. O Governo do Estado confirmou ainda que apoiará a ação com envio de agentes do Grupo de Responsabilidade Tática.
“A adoção de bloqueios na cidade tem como objetivo garantir que esteja em circulação na cidade apenas aqueles moradores que estão em busca de atendimento médico e demais serviços de urgência. Infelizmente, trata-se de uma medida difícil, mas necessária neste momento da pandemia para que possamos preservar a vida da nossa população”, detalhou o prefeito, em nota.
A definição da estratégia além de contar com o aval do prefeito Orlando Morando foi acordada ainda com o secretário de Segurança Urbana de Segurança, Coronel Carlos Alberto, do delegado seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian, do comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Coronel Vladimir, além dos secretários municipais Humberto Rodrigues (Coordenação Governamental), Marcia Gatti (Chefe de Gabinete) e Thais Santiago (Comunicação).
De acordo com o prefeito, os bloqueios também serão realizados em pontos com grande incidência de comércio, assim como, em áreas da periferia com concentração de bares. Caso estabelecimentos comerciais sejam flagrados funcionando após às 22h, o mesmo será fechado e autuado no valor de R$ 9 mil.
ÔNIBUS
O toque de recolher em São Bernardo do Campo também vai parar o transporte coletivo das 22h às 5h a partir de sábado (27).
Em nota ao Diário do Transporte, a Prefeitura esclareceu que os terminais municipais também irão operar dentro do mesmo horário. Não haverá linhas em operação após às 22h nem para o atendimento a passageiros que estejam saindo do trabalho.
“A Administração municipal ressalta que o anúncio do toque de recolher foi feito com antecedência, justamente, para que os trabalhadores, junto com suas respectivas empresas, possam alinhar e programar a saída antecipada dos seus profissionais que dependem do transporte público, antes do toque de recolher”, esclareceu a Prefeitura, em nota.
Leia também:
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Parabéns Orlando Morando. Obrigada por cuidar do povo que é tão desobediente. Só falta uma estratégia eficaz para ônibus menos lotado e fim do pancadão .
Gado Obediente
o mais engraçado de tudo é que o prefeito de São Bernardo é um paga pau do governador e pra min dois são lixo
Sr. Prefeito será que já avisarão os assaltantes e vagabundos que andam nos bairros, pois os cidadãos de bem com certeza estamos preocupados mais os bandidos não outra, coisa não tinha GCM ou PMs fazendo rondas na região do Independência, será que ágora vamos ter e eles iram autuar a bandidagem ou só os cidadãos de bem, sou um pouco ignorante e fico na dúvida.
Acredito que o governo deveria parar os aplicativos também pois são eles que visitam vários locais em estado critico e isto pode estar contribuindo e muito para diceminacao do vírus pois não sabemos quem estamos carregando.E o aplicativo faz questão de deixar vários veículos nestes lugares.O povo deveria ficar em suas casas.
Trabalho em Diadema no horário de restrição no ramo da logística que recebe veículos de outros Estado saio a 1 da manhã?
pronto vai começar a palhaçada de novo, prefeitos e governos fecham tudo se planejar nada ,tomara que o povo não esqueçam de vocês no dia da votação.todos tem todo meu repúdio.
No Riacho grande, na Rua Rio acima tudo fica normal. Não existe fiscalização.
Só faltou obrigar carregar comprovante de residência… kkkk
Este prefeitinho tinha toma vergonha na cara.isto e inconstitucional
O povo brasileiro é orelhudo demais .no dia da eleicao .nao vai votar ..ta vendo ai nas pessoas que vcs elegeram?e vem fala que nosso pais e democratico .isto é democracia?
U concordo com você antes da eleição tudo bem agora cada mês eles inventa uma coisa, de adianta fechar tudo das 22:00 as 5:00 horas se durante o dia está tudo normal a noite e o horário com Menas gente em circulação estes governantes são todos palhaços?
A incompetência se faz nos seus atos, idiotices tem limite, até agora só vi estratégia para desistruturar o povo que também não colabora,ônibus lotado, pessoas com falta de alimentação , medicação , pessoas morrendo por falta de atendimento com outras doenças que não deixaram de existir
Uma duvida. Pela manhã após a liberação como será resolvido as aglomerações no transporte publico, que até o momento ninguém resolveu ?
Será que o virus nesse periodo vai descançar ?
Só pra entender………
Sim depois que ele andar das 22:00 horas até às 05:00 e não achar ninguém ficará cansado e voltará a procurar as pessoas depois das 22hr novamente kkkkk é uma Piada né?! Querem ver até aonde somos gados obedientes
Os governantes estão loucos para deixar nos na dependência deles e obedecer a todas as suas loucuras de pequenos nazistinhas
Entao esse horario e qdo menos gente tem aglomerado, que burrice de providencia.
Ja faz proibicao por 24 hs por dia. E aproveita da um desconto no IPTU para as residencias e para o comercio tb.
Srs governantes vamos contribuir com a populacao.
Boa noite… gente não há mais espaço nos hospitais.. temos que parar a cidade de São Bernardo e os limites da cidade…por pelo menos 7 dias…temos que dar um fôlego para todo sistema…tanto saúde como segurança..”quer beber??? Compra e leva pra casa….ou não beba…certo. Assim pelo menos vc não enche o saco de ninguém….vai lavar louça…. quintal… dá um banho no seu animal…ou vai dormir…vamos nos concentrar no futuro …poxa tá difícil de entender????