ÁUDIO: Eu audiência no TRT, rodoviários se comprometem a não fazer greve no BRT Rio até dia 08
Publicado em: 2 de fevereiro de 2021
Nova assembleia deve ser realizada pela categoria que vai apresentar uma nova proposta às empresas de ônibus
JESSICA MARQUES/ADAMO BAZANI
Até pelo menos a próxima segunda-feira, 08 de fevereiro de 2021, o BRT do Rio de Janeiro não terá uma nova greve.
A informação é do presidente do Sindicato dos Rodoviários do Rio, Sebastião José da Silva, na noite desta terça-feira (02) em entrevista ao Diário do Transporte.
Segundo Sebastião, o compromisso foi firmado também nesta terça-feira em audiência no TRT (Tribunal Regional do Trabalho).
De acordo com o sindicalista, as empresas de ônibus que formam o Consórcio BRT Rio terão de fazer a parte delas, honrando os pagamentos em dia. Uma nova assembleia vai ser realizada para apresentar novas propostas ao Consórcio BRT – Rio
“Houve um entendimento com os empresários para eles cumprirem a obrigação deles e nós vamos fazer uma nova assembleia dia 08, na segunda-feira. Nós assumimos o compromisso de até a próxima assembleia, dia 08, não haver mais paralisação, mas a categoria vai se reunir para fazer uma nova proposta no dia 08. É isso o que ficou decidido a pedido do Ministério Público, para que o sindicato reúna o pessoal no dia 08 e faça uma nova assembleia. A empresa se compromete a cumprir tudo direitinho até o dia 08. É isso o que ficou acordado lá no processo, que ficou suspenso por 30 dias para que haja esse acordo com os funcionários do BRT, com o sindicato e com a empresa.” – disse
Ouça aqui
Como mostrou o Diário do Transporte, na segunda-feira (1º), os funcionários do BRT Rio de Janeiro pararam os três corredores do sistema: Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.
Estações e terminais foram fechados.
Os profissionais querem que o Consórcio BRT Rio honre os compromissos com a categoria e pedem ainda melhores condições de trabalho.
O Consórcio comunicou no último sábado, 30 de janeiro de 2021, que não tem dinheiro para pagar a segunda parcela do salário de janeiro na próxima sexta-feira (05).
As empresas dizem que estão com dificuldades até para pagar o diesel dos ônibus.
Diante da audiência de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), os funcionários decidiram voltar às operações nesta terça-feira (02).
Por causa do encontro, foi suspensa a aplicação do 5º. Termo Aditivo assinado com o Sindicato dos Rodoviários que reduzia jornadas e salários em 50%.
Adamo Bazani e Jessica Marques, jornalistas especializados em transportes

