BYD estreia na Romênia com encomenda de nove ônibus elétricos de 12 m para a Transbus

Versão de 12 metros lidera na Europa, segundo a empresa

Maior parte do pedido, inédito no país, será produzida na Hungria

ADAMO BAZANI

A fabricante BYD vai fornecer nove ônibus 100% elétricos de 12 metros para a Transbus Buzău, da cidade de Buzău, no sudeste da Romênia.

É a primeira encomenda para o País.

De acordo com nota da BYD, a maior parte do pedido será fabricada em Komárom, na vizinha Hungria.

Segundo a BYD, já foram mais de 1,5 mil ônibus elétricos entregues ou encomendados em toda a Europa, para diferentes condições operacionais como no frio extremo do norte da Escandinávia ou no calor intenso do sul da Espanha e Portugal.

O ônibus de 12 metros da BYD é o modelo mais vendido pela empresa no continente.

O prefeito Constantin Toma disse, segundo a nota da BYD, que o acesso a fundos europeus para mobilidade sustentável têm sido importantes para as trocas de frotas para ônibus não poluentes na operação.

“Estamos muito satisfeitos por ter assinado este importante contrato para a cidade de Buzău e por ter acesso a fundos europeus para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade. Queremos melhorar o transporte público em Buzău tanto quanto possível Atualmente, a poluição é um problema devido ao grande número de carros. Nos últimos quatro anos, o número de carros dobrou na cidade”, explicou Toma.

O chefe do departamento de desenvolvimento e implementação de projetos, Luminița Colțeanu, explicou que os veículos vão operar a linha mais longa da cidade.

“A Rota 10 é a rota de ônibus mais longa e, fazendo um cálculo de lucratividade para ônibus, descobrimos que essa rota era a melhor para esses ônibus elétricos. Parte da Rota 10 na Rua Unirii será adequada graças à modernização. Era uma condição, na verdade, que a rua por onde os ônibus circulam fosse modernizada”.

Na mesma nota, o diretor-executivo da BYD Europe, Isbrand Ho, disse que espera que Buzău seja uma vitrine para que outras cidades romenas se interessem pelos ônibus elétricos da marca.

“A BYD continua a se expandir em mercados em toda a extensão da Europa. Estamos muito satisfeitos por trazer transporte público não poluentes para Buzău. Estou confiante que esta operação local servirá como um modelo para outras cidades romenas introduzirem a mobilidade para seus cidadãos, ao perceberem benefícios como segurança, confiabilidade, conforto e, acima de tudo, transporte público limpo”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta