Maricá (RJ) terá ônibus do Tarifa Zero em todos os distritos

Contrato com empresa privada terminou em 2020 e transição para EPT está em fase de homologação. Foto: Evelen Gouvêa / Divulgação.

Previsão da Prefeitura é de que serviço cubra todo município até março

JESSICA MARQUES

A cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, terá ônibus do Tarifa Zero em todos os distritos neste ano de 2021. A previsão da Prefeitura é de que o serviço cubra todo município até março.

Os ônibus gratuitos do transporte coletivo vão chegar à população que precisa se deslocar de Itaipuaçu a Ponta Negra.

Isso porque o contrato com a empresa privada que atuava na região terminou em 2020. A transição para a EPT (Empresa Pública de Transportes) atualmente está em fase de homologação.

“A concessão da empresa encerrou-se em outubro. Foi feito um termo aditivo até abril, que era o prazo que a EPT tinha para fechar o processo licitatório. A licitação com dois itens, o 3º e 4º distritos também já foi realizada e ganharam duas empresas”, explicou o presidente da EPT, Celso Haddad, informando que no modelo adotado, a EPT gerencia o serviço de transporte gratuito, prestado por empresas contratadas. “A empresa Fiel fará o 3º distrito, em Inoã, e a Nossa Senhora do Amparo será a prestadora de serviço no 4º distrito, em Itaipuaçu. Ambas serão gerenciadas por nós”, completou.

Após a fase de homologação, será realizada a assinatura do contrato. “Existe uma previsão de que comecemos a operar nesses distritos no fim de fevereiro, início de março. A perspectiva é a de que o número de deslocamentos de pessoas passe dos atuais 21 mil por dia para mais de 50 mil por dia, cobrindo todo o município”, completou Haddad.

ENERGIA LIMPA

Em nota, a Prefeitura informou que a perspectiva também segue a política de investir em tecnologia e sustentabilidade. A EPT, o ICTIM (Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já deram o pontapé inicial para que o município avance nesta direção.

“Estamos desenvolvendo uma encomenda tecnológica para a produção de veículo ou veículos de energia limpa. Tem versões que são a hidrogênio, elétrico, de levitação sobre trilhos. Vamos buscar uma solução para a cidade que crie uma referência de transporte limpo em área urbana para o país”, disse o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera.

Segundo Pansera, em dezembro de 2019 foi assinado um memorando de entendimento com a Coppe-UFRJ, por meio do Laboratório de Hidrogênio com o objetivo de levar o ônibus híbrido elétrico e a hidrogênio ao município, assim como o ônibus urbano escolar elétrico, nos moldes exigidos pelo FNDE, e o ônibus híbrido elétrico e a etanol.

“No lugar de fazer convênio para financiar, estamos fazendo a compra de um produto, para ampliar esse processo”, explica Pansera. “Em 2020 não avançou por conta da pandemia, mas queremos ter a oportunidade de escolher também outras possibilidades. Vamos lançar o edital em fevereiro e queremos que as soluções estejam definidas até abril. Ainda não temos definido como seria esse funcionamento, vamos receber as propostas e a partir delas, definir”.

INVESTIMENTO DE R$ 6 MILHÕES

Pansera informou ainda que o objetivo é investir para poder vender em escala posteriormente.

“O recurso empenhado para essa produção inclui os royalties do petróleo, mas também os fundos que a prefeitura vai disponibilizar. Esse ano, a expectativa é de investirmos R$ 6 milhões nesse processo”, disse.

“Essa é mais uma iniciativa nossa na busca de royalties da tecnologia que vão substituir os royalties do petróleo. Então, esse produto vai ser incorporado à frota da EPT, mas não vai trabalhar apenas transportando os cidadãos. Será sustentável do ponto de vista ambiental, vai gerar receita para a cidade no futuro, já que vai servir também de vitrine, mostrando para as outras localidades que é possível e viável”, detalhou também Pansera.

TARIFA ZERO

O programa Tarifa Zero de Maricá foi implantado em 2013. Atualmente, a frota registra 21 mil deslocamentos de pessoas por dia em 19 linhas, em um serviço por mais de 20 horas diárias de segunda a domingo. A EPT conta com uma frota que inclui 52 ônibus e um caminhão reboque.

Segundo a Prefeitura, é “uma quantidade considerada compatível com as dimensões do município, que tem 362 km2 de área (onde cabem Niterói e São Gonçalo juntas). Pelo formato e sustentabilidade, o modelo de Maricá já está sendo replicado em outras cidades e até no exterior. Tallin, a capital da Estônia, foi a primeira cidade da Europa a ter o programa e usou o modelo maricaense para isso”.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. Rogerio Belda disse:

    Este sistema já foi tentado na Itália e no Brasil ( em São Paulo e Curitiba ). Há um obstáculo social e psicológico: Se é de graça, não se dá valor e acaba ocorrendo depredação. Creio ser necessário imaginar alguma forma de supervisão. e começar com um projeto piloto. a ser ampliado aos poucos. Uma indagação ( apenas para ilustrar ) : Porque o encosto do penúltimo
    banco dos ônibus é sempre utilizado para escrever gracejos ou impropérios ( Eu acredito que seja por estar fora da visão dos demais). Lembrar também do “besteirol” escrito nos tuneis de acesso a estações do metrô sejam aqui e em outros países.

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