Aniversário de São Paulo: Mostras fotográficas em estações da Linha 4-Amarela homenageiam cidade

Algumas das imagens que compõem a exposição. Foto: Divulgação.

Imagens antigas e atuais de patrimônios da capital podem ser vistas até sexta

JESSICA MARQUES

A cidade de São Paulo completa 467 anos nesta segunda-feira, 25 de janeiro de 2021. Em homenagem à data, a cidade está com duas mostras fotográficas organizadas pela ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô. Ambas ficam disponíveis na Estação Oscar Freire até sexta (29).

A “São Paulo em Photos” é uma exposição que pode ser apreciada na Estação Oscar Freire, com imagens do arquiteto Eli Hayasaka, sob a curadoria do produtor cultural e jornalista Maurício Coutinho. As imagens, segundo Coutinho, contemplam transformações da região central de São Paulo, com fotografias antigas mostrando o centro paulistano de 1900 a 1930 e cenários atuais captados por Hayasaka.

Entre os registros estão o Largo do Paissandu, o Theatro Municipal e a esquina das avenidas Ipiranga e São João, Arquiteto e urbanista, Eli Hayasaka, é fotógrafo autodidata, colaborador do Getty Imagens. “Meu tema é e sempre será São Paulo, eu amo fotografar a cidade e perseguir a luz, as sombras e as cores que dançam pelas suas ruas e avenidas”, disse, em nota.

Por sua vez, a mostra coletiva “Cidades em Pauta”, organizada pela curadora Vera Simões, reúne, na Estação Paulista, 20 fotografias feitas por 10 fotógrafos. Nas imagens, cenas do Conjunto Nacional, vistas aéreas da cidade, o zoológico, o bairro da Mooca, entre outras. Além de São Paulo, mais cidades do Brasil são retratadas nessa exposição, que tem como participantes Cristina Venturini, Gaby Alves, Ilabrasita, Malu Mesquita, Maria Glocemar Lins, Vera Resende, Máximo Hernadéz, Socorro Monteiro, Paula Longhi e Zina Kossoy.

Em homenagem ao aniversário da capital paulista, o Diário do Transporte preparou uma homenagem em formato de reportagem especial.

Relembre:

HISTÓRIA – ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO: Quase meia hora na cidade dos anos de 1980

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta