Diário no Sul

Governo do Rio Grande do Sul assina contrato de viabilidade para o primeiro hyperloop da América Latina

Ideia é sistema ligar capital Porto Alegre a Serra, com velocidade que pode atingir 1.200 km/h

ALEXANDRE PELEGI/WILLIAN MOREIRA

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio da Sict (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia) assinou com a empresa de transportes globais HyperloopTT um acordo de estudo para viabilizar um futuro transporte de alta velocidade entre Porto Alegre e Serra.

O transporte envolve passageiros e cargas.

De acordo com comunicado à imprensa, o estudo será o primeiro para um sistema hyperloop na América Latina, e conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A celebração do acordo será realizada em evento na tarde desta terça-feira, 19 de janeiro de 2021, às 14h, com a participação do governador Eduardo Leite, do secretário Luís Lamb e do fundador e presidente da HyperloopTT, Dirk Alhborn, entre outros.

A transmissão será feita ao vivo no canal do governo do Estado no Youtube.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Hyperloop Transportation Technologies anunciou em 2 de outubro de 2018 a finalização da construção da primeira cápsula de passageiros em escala real.

O equipamento, chamado de Quintero One, foi produzido na Espanha e é feito em sua maioria de Vibranium, um composto inteligente de camada dupla desenvolvido pela empresa.

O sistema hyperloop funciona com tubos de vácuo com amortecedores magnéticos. Viajando dentre desses tubos os trens evitariam a desaceleração pela pressão do ar ou pelo atrito das rodas com os trilhos, ficando mais rápidos e mais baratos de operar.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes e Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. carlos souza disse:

    1200 km/h? Aí eu vomitava.Mas no país do crime pode apostar que a propina vem aí.Nesse país sem legitimidade nenhuma,onde tudo só funciona à base do “jeitinho”, do ilícito e da propina,tudo é possível como um passe de mágica,pode crer.

  2. Rafael disse:

    Pronto, encontraram uma porcaria que não funciona pra queimar o dinheiro público. Enquanto isso os “gênios” por trás dessas ciências inexatas lucram as custas de ignorantes.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading