Metrô de São Paulo prorroga contrato com a Autopass por mais seis meses
Publicado em: 5 de janeiro de 2021
Empresa de bilhetagem e tecnologia receberá R$ 218 mil pela ampliação do prazo de contratação
ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA
O Metrô de São Paulo estendeu por mais seis meses o contrato que possui com a empresa Autopass, responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica nos transportes metropolitanos.
Segundo publicação no Diário Oficial desta terça-feira 5 de janeiro de 2021, a ampliação deste prazo contratual até 30 de junho de 2021 e é acompanhada de um acréscimo em R$ 218.475,78.
Em nota ao Diário do Transporte, a Autopass informou que a prorrogação se refere a um contrato para uso dos espaços físicos das estações.
A Autopass esclarece que a prorrogação do contrato é referente a utilização dos espaços físicos nas estações para comercialização dos créditos eletrônicos do Cartão BOM, onde hoje encontram-se instaladas as máquinas de autoatendimento (ATMs).
O valor mencionado da outorga é pago pela Autopass ao Metrô em contrapartida à cessão do espaço. O contrato citado não refere-se ao projeto do Bilhete Digital QR Code (aplicativo TOP).
Além de atuar no Metrô, CPTM e EMTU, com o Cartão BOM, a empresa está a frente do recém-chegado sistema de pagamentos da tarifa por plataforma digital via QR Code em papel impresso e aplicativo de celular.
O aplicativo TOP pode ser baixado gratuitamente em celulares de sistema iOS e Android por meio de lojas virtuais Google Play e App Store, e deve gradualmente ocupar o uso dos bilhetes tradicionais de tarja magnética (Edmonson).
Atualmente o aplicativo é aceito em estações da CPTM e Metrô, mas deverá no futuro também ser utilizado nos ônibus intermunicipais substituindo o Bilhete BOM, conforme afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, ao Diário do Transporte durante coletiva de imprensa em dezembro de 2020.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes e Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte