Manifestantes incendeiam carros sobre trilhos da CPTM e depredam trem em Francisco Morato (SP)

Ato foi realizado em protesto contra o fechamento da passagem de nível da estação. Fotos: Redes Sociais.

Protesto com atos de vandalismo afetou operação da Linha 7-Rubi, que foi normalizada após intervenção da Polícia Militar

JESSICA MARQUES
Colaborou Willian Moreira

Um grupo de manifestantes incendiou ao menos dois carros e objetos diversos sobre os trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na noite deste domingo, 03 de janeiro de 2021. A ocorrência foi registrada em Francisco Morato, na Grande São Paulo, e afetou a operação da Linha 7-Rubi.

De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, um trem da CPTM também foi depredado durante os atos de vandalismo.

O ato foi realizado em protesto contra o fechamento da passagem de nível de Francisco Morato. O local foi invadido e vandalizado por volta das 19h30. A operação foi normalizada após apoio da Polícia Militar no local.

“Às 23h, após a retirada do grupo pela PM e inspeção do local pela CPTM, as vias 1 e 2 foram liberadas. Os trens circulam normalmente no trecho entre as estações Baltazar Fidélis e Francisco Morato, que atendem a Linha 7-Rubi”, informou a CPTM, em nota.

Relembre:

Linha 7-Rubi tem trecho interrompido na noite deste domingo (03) e CPTM aciona Paese

Confira as imagens da ocorrência:

Fogo na via impediu a circulação dos trens. Foto: Diário dos Trilhos.

POSICIONAMENTO

Em nota, a CPTM informou que “um grupo de pessoas invadiu a passagem de nível de Francisco Morato, em ato de vandalismo, ateando fogo em objetos e jogando nas duas vias e nos trens entre as estações Baltazar Fidélis e Francisco Morato, Linha 7-Rubi, forçando a interrupção da circulação no trecho”.

“A passagem de nível foi desativada em 28/12 para oferecer mais segurança aos pedestres, passageiros e colaboradores da companhia. A travessia para o outro lado da via se dá pela passarela da Prefeitura, mais segura, que funciona 24 horas e é totalmente acessível – com elevadores e escadas rolantes”, justificou a companhia.

Baldy se posicionou sobre o ocorrido por meio das redes sociais. Confira a publicação feita no Instagram no fim da noite deste domingo:

Leia também:

Mesmo após protestos, CPTM mantém passagem de nível nos trilhos fechada em Francisco Morato (SP)

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Laércio fernando tieri disse:

    Se essa passagem nova combatia meliantes com certeza essa manifestação foi provocada por meliantes insatisfeitos, cidadão de bem agradece não depreda algo que o beneficia

  2. Rute disse:

    Desnecessário esse tipo de ato,tudo bem q a linha 7Rubi é péssima, mas não justifica o ato ,se tem opção e então tem q os cidadãos opnarem pra qual tem segurança…!!!
    Ato de vandalismo ,vcs ficam sem moral

  3. Wilson Eloy disse:

    Manifestantes … Vagabundos , traficantes , que pioram ainda mais a imagem já tão ruim dessa cidade ! Todas as cidades são boas , ruins são alguns imprestáveis que nelas habitam.

  4. Marcinha disse:

    Esse trecho virou a Cracolândia de Francisco Morato, por isso a revolta, fechando atrapalha o fluxo, simples assim.

  5. Claudio disse:

    Que o transporte é ruim todo mundo sabe se vândalos conseguirão fazer tudo isso falta segurança também.

  6. Angela disse:

    Muito estranho…um grupo de pessoas em pleno domingo? Poderia ser de fundo político? .nossa prefeita não deixou a Moratense aumentar a passagem de ônibus…dá o que pensar…

  7. Vanderlei disse:

    Se tem uma passarela acessível com elevadores, tem é que fechar mesmo e com muros de alvenaria, é mais seguro para todos.

  8. Batista disse:

    Para esclarecer ali funcionava um ponto de droga onde o pátio da cptm estava sendo transformado em uma cracolandia com muitos usuários de drogas (parabéns as cptm mantenhāo fechada )

  9. Lili disse:

    Pessoal se isso continuar,a CPTM com certeza vai fazer o que já fez,vai parar os trens nesse trecho novamente, será que alguém lembra dos vandalismos com os vagões,ela parou tudo até arrumar,com certeza as famílias dos vandalos irão se prejudicar também,por favor,que os viciados arrumem outras vias para consumo, obrigada

  10. Cleilton disse:

    O que acontece é que pra chegarmos a passasrela temos que dar agora uma volta que leva em torno de 10 a 15 minutos, antes do fechamento a nossa travessia durava menos de 2 minutos e isso prejudicou também muitos pais de família como no meu caso, que agora tenho que acordar 3:20 da manhã pra conseguir pegar o trem de 4:10, por conta de toda a volta que tenho que dar, não é justificativa quebrar ou queimar tudo, más assim como em muitos lugares deveria ser feito uma passarela pois naquele trecho moram muitas famílias.

    1. José Carlos disse:

      Então acorda mais cedo, pq a sua vida deve valer muito mais que 10 ou 15 minutos

  11. Nicolino disse:

    Esse governo maldito, feito de gravatinha, teve a coragem de tirar o bilhete do idoso de 60 à 65 anos, é como tirar pirulito de criança, afetou a mim e muitos que votaram nesse canalha, eu que rezei por ele melhorar, esse é o presente que ele me deu, não tem problema, deixo na mão de Deus.

    1. MOACIR disse:

      NADA A VER ! ISSO NÃO JUSTIFICA DEPREDAÇOĔS DR BENS PÚBLICOS !

  12. MOACIR disse:

    ESSES FAVELADOS TOCAM FOGO EM TUDO , MAS, QUANDO PEGA FOGO NOS BARRACOS FICAM LÁ FAZENDO POSE PRA CÂMERAS DA REDE GLOBO E SE FAZENDO DE COITADINHOS ! BANDO DE VAGABUNDOS DE PREDADORES !!!@

  13. José Carlos disse:

    Está de parabéns a CPTM, fazendo melhorias para atender a população.
    Hoje eu usei o transporte da CPTM, achei incrível o tempo que médio gasto entre as estações de Francisco Morato e Lapa.
    O que essas pessoas fazem e uma vergonha para a população moratense, já não somos bens vistos pela grande São Paulo, deveríamos pensar em cuidar e não destruir, um trem a menos na linha podemos dizer que o intervalo entre os trens será maior, o volume de pessoas será maior, causando atraso e uma série de fatores para o trabalhador.
    Parabéns CPTM, não deixe que essas pessoas prejudiquem os seus trabalhos…

  14. Rogério disse:

    Esses aí que causaram esse tipo de situação não são pessoas e sim vagabundos,pois o transporte público já não é uma maravilha mas vem melhorando constantemente pra agora uns marginais depredarem algo que eles mesmo usam e não sabem.

  15. Lourivaldo disse:

    Sou morador de Francisco Morato… E sei que ali nunca foi uma passagem de nível, ali tem uma comunidade que cresceu com invasão, o trafico era frequente, você via em plena luz do dia uma cracolândia nascendo ali. Parabéns CPTM mas critico vocês ainda por não terem feito isso antes, só tomou tal providencia porque esse pessoal “manifestantes” fizeram um arrastão em seus funcionário da oficina que fica bem próximo desse local.

  16. Evandro disse:

    O local é ponto de tráfico de drogas e com o fechamento os donos da boca estão revoltados e obrigam as pessoas a vandalizar, os Policiais Ferroviários foram no local e foram recebidos a balas, pessoas comuns não tiram contrata polícia.
    Se fossem pessoas de bem teriam ido na prefeitura pedir para ser colocado uma passarela já que é difícil.

  17. Marcela disse:

    Pra fazer isso só pode ser uns vagabundo d

  18. Salvandir disse:

    Boa tarde povo querido, de Francisco Morato, lamento muito isso ter ocorrido,sei que todos nós sabemos que em alguns lugares a droga corre a Souto nós arredores da estação e no terminal de ônibus oeste como sitou o querido a cima,aí nesses arredores tem uma pequena Cracolândia onde os usuários de drogas se “diverte”onde os meninos e meninas se diverte,;eu acho que a prefeitura de nossa cidade tem que está ciente e acabar logo com essa pequena Cracolândia ontes que seje tarde

Deixe uma resposta