Mercedes-Benz encerra produção de carros no Brasil, mas segue fabricando ônibus e caminhões

Modelos Classe C e GLA passam a ser importados após encerramento das atividades. Foto: Divulgação.

Situação do mercado nacional está entre fatores que levaram à decisão da marca; fábrica de Iracemápolis (SP) emprega 370 trabalhadores 

JESSICA MARQUES

A Mercedes-Benz comunicou nesta quinta-feira, 17 de dezembro de 2020, que encerrou a produção de carros no Brasil. Contudo, a marca segue fabricando ônibus e caminhões em solo nacional.

As atividades serão encerradas na fábrica de carros de Iracemápolis, no interior de São Paulo. A unidade emprega 370 trabalhadores, que poderão aderir a um programa de demissão voluntária, entre outras alternativas que serão oferecidas pela empresa.

Com a decisão, os modelos Classe C e GLA, do segmento premium de automóveis, passam a ser importados. A Mercedes-Benz informou ainda que a decisão não vai afetar as produções de caminhões e ônibus no Brasil.

Com o encerramento, a marca mantém as atividades em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, produzindo chassis de ônibus e caminhões, e em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde são fabricadas cabinas de caminhões.

Em nota, o membro do Board da Mercedes-Benz AG, Produção e Cadeia de Suprimentos, Jörg Burzer, afirmou que a decisão foi tomada porque “a situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. Ao longo do nosso processo de transformação, continuamos a reestruturar a nossa rede de produção global”.

COMUNICADO

Confira o comunicado da marca, na íntegra:

A Mercedes-Benz AG está dando um novo passo rumo à transformação da companhia. Nesse sentido, a empresa decidiu encerrar a produção de automóveis premium na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. A decisão está sendo tomada com base em vários fatores, incluindo a atual situação do mercado brasileiro.

Nesse momento, a companhia está buscando a melhor perspectiva de futuro possível para o local e os seus 370 colaboradores da unidade. A Mercedes-Benz irá buscar alternativas para os empregados, incluindo a possibilidade de um programa de demissão voluntária e outras possibilidades que serão avaliadas em um futuro próximo.

Jörg Burzer, Membro do Board da Mercedes-Benz AG, Produção e Cadeia de Suprimentos: “A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. Ao longo do nosso processo de transformação, continuamos a reestruturar a nossa rede de produção global. Aumentar nossa eficiência, otimizando a nossa capacidade de utilização é um facilitador importante. Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil. Nosso primeiro objetivo agora é encontrar uma solução sustentável para os colaboradores dessa unidade, que contribuíram de forma decisiva para o sucesso da Mercedes-Benz no Brasil com seu comprometimento e expertise nos últimos anos”.

A Daimler AG continua comprometida com o Brasil e mantém uma forte presença no país com unidades de produção em São Bernardo do Campo, São Paulo (Caminhões e Chassis de Ônibus) e Juiz de Fora, Minas Gerais (Cabinas de Caminhões).

Sobre a fábrica de Iracemápolis

Com 370 colaboradores, a fábrica de Iracemápolis (São Paulo) tem sido responsável pela produção do Mercedes-Benz Classe C e pelo Mercedes-Benz GLA. O volume de automóveis que era produzido em Iracemápolis será transferido para outras fábricas da rede de produção global. Cerca de 50 concessionários de automóveis premium vão continuar oferecendo os veículos Mercedes-Benz aos clientes no mercado brasileiro.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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