Empresas de ônibus de Sorocaba (SP) apoiam projeto para treinar cães-guia no transporte coletivo

Ação é realizada em parceria com o Instituto Magnus

WILLIAN MOREIRA

O Instituto Magnus recebeu apoio das empresas Consor e BRT de Sorocaba, no interior paulista, para treinar o comportamento dos cães-guia no transporte coletivo.

O treinamento foi realizado na garagem das empresas, com objetivo de proporcionar maior autonomia aos cães-guia, para que eles possam, futuramente, auxiliar uma pessoa com deficiência visual em uma situação real no ônibus.

Durante o treinamento, os cães foram submetidos a situações de embarque, deslocamento, parada, abertura/fechamento de portas e desembarque.

Apesar de ser um animal, o cão-guia pode entrar no transporte público. O ingresso é permitido por meio da Lei do Cão-Guia nº 11.126.

“A acessibilidade é um direito de todos e esses cães darão a possibilidade de uma locomoção mais segura para aqueles que precisam. Um cão-guia é um missionário pela inclusão social, e nós, como empresa de transporte, devemos promover a mobilidade urbana de forma inclusiva e igualitária. Receber um futuro cão-guia em socialização é uma imensa satisfação. Somos entusiastas deste programa e sabemos o quanto ele faz a diferença na vida das pessoas que necessitam de companheiro como eles”, afirmou Manoel Ferreira, representante das empresas Consor e Concessionária BRT Sorocaba, em nota para a imprensa.

INSTITUTO MAGNUS

Inaugurado em 2018, o Instituto Magnus já beneficiou 28 pessoas com um cão-guia e uma pessoa com cão de assistência à cadeirante. Até o momento, 37 cães estão em fase de socialização e podem ser facilmente reconhecidos em sua função, pelo uso de um colete amarelo.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta