Leblon testa ônibus Volkswagen de 15 metros “trucado” na dianteira

Eixos dianteiros são para facilitar curvas juntamente com eixo traseiro direcional

Veículo percorre trajeto entre Curitiba e Fazenda Rio Grande

ADAMO BAZANI

Já está em testes pelo Grupo Leblon Transportes de Passageiros, do Paraná, um ônibus da Volkswagen de 15 metros de comprimento, com diferenciais em relação aos outros modelos urbanos mais tradicionais destas dimensões: a dupla de eixos em vez de ser na traseira é na parte dianteira do veículo.

Ambos eixos dianteiros esterçam e o terceiro eixo é direcional, facilitando curvas e manobras em locais como terminais.

Segundo o Grupo Leblon, o veículo circula sem passageiros entre a cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, e a capital, no trajeto da linha F01 (Fazenda Direto) e na linha Estados, esta dentro da cidade de Fazenda Rio Grande.

“O objetivo é avaliar mais uma opção no mercado e estudar possibilidades para melhorar a oferta de transportes aos passageiros. Dados como desempenho, economia de combustível, emissão de poluentes, dirigibilidade e conforto, entre outros, são verificados para a realidade de nosso transporte”, contou o coordenador de manutenção do Grupo, Gilson Drohomereschi.

O veículo foi apresentado oficialmente pela Volkswagen em 19 de agosto de 2019, no Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que ocorreu em Brasília.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/08/19/volkswagen-apresenta-novo-onibus-de-15-metros-e-terceiro-eixo-direcional/

A nomenclatura oficial do modelo é 22.280 ODS que tem suspensão a ar e capacidade para 115 passageiros entre sentados e em pé (dependendo da configuração interna).

O motor é MAN D08 de 277 cavalos e a transmissão é ZF de seis marchas.

A carroceria é Caio modelo Apache Vip IV.

Os testes na Leblon devem ser realizados até meados deste mês.

No dia 12 de dezembro de 2019, o Diário do Transporte esteve na planta da Volkswagen Caminhões & Ônibus em Resende, no o Rio de Janeiro, experimentou o modelo.

No campo de testes da fabricante, o veículo apresentou um bom arranque e retomadas.

O tamanho e a configuração diferenciada impressionaram, mas no pequeno percurso testado, o veículo foi “delicado”, com bons encaixes de marchas e facilidade nas curvas.

Na ocasião, o gerente nacional de vendas de ônibus da companhia, Jorge Carrer, disse que até então 25 empresas operadoras em oito cidades haviam demonstrado interesse no modelo.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/12/12/onibus-de-15-metros-da-volkswagen-ja-e-procurado-por-25-empresas-de-oito-cidades/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta