Prefeitura determina transferência de linhas da GIL para a Tusmil no transporte coletivo de Juiz de Fora (MG)

Foto: Gilsimar Francisco da Silva/Ônibus Brasil

Desde 26 de novembro nenhum coletivo da GIL está circulando na cidade, o que motivou uma ação do poder público

WILLIAN MOREIRA

A prefeitura de Juiz de Fora, em Minas Gerais, determinou por meio da Settra (Secretaria de Transporte e Trânsito) nesta terça-feira, 01 de dezembro de 2020, a transferência da operação das linhas de transporte coletivo municipal da Goretti Irmãos Ltda (GIL) para a empresa Transporte Urbano São Miguel Ltda (Tusmil), ambas integrantes do Consórcio Manchester.

De acordo com documento publicado no Atos do Governo no site da prefeitura, a ação vem em decorrência de uma sequência de problemas da GIL em realizar corretamente a operação de suas linhas, causando danos à população que depende do serviço.

O problema foi agravado em 26 de novembro, data em que a Goretti Irmãos interrompeu suas operações totalmente, sem qualquer aviso prévio à prefeitura, funcionários e passageiros.

Isso caracterizou uma situação emergencial, diante da qual a Settra determinou a transferência temporária do atendimento das linhas da empresa para a Tusmil, a partir desta terça-feira (01), seguindo a tabela de horários e itinerários já existentes.

Foi dado um prazo de 48 horas para a Goretti Irmãos Ltda. apresentar justificativas por descumprir o contrato firmado com o município de Juiz de Fora.

EMPRESA PASSA POR PROBLEMAS DESDE JULHO

Durante a pandemia e com medidas restritivas colocadas no enfrentamento à Covid-19, a demanda do transporte de passageiros acabou caindo de forma expressiva. A GIL foi uma das empresas afetadas e isto desencadeou paralisações sequenciais, com redução de jornada de trabalho, salários e problemas no atendimento aos usuários.

Na ultima greve que ocorreu no final de novembro, a prefeitura chegou a autorizar vans escolares para atender algumas linhas, cobrando R$ 3,75 por viagem.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/11/27/juiz-de-fora-enfrenta-mais-um-dia-sem-onibus-da-gil/

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta