Cobradores de ônibus do Transcol (ES) só voltam na 1ª quinzena de janeiro de 2021

Foto: Matheus Souza

Pagamentos em dinheiro nos coletivos e trabalhos da categoria estão suspensos desde 17 de maio

ALEXANDRE PELEGI

A Semobi (Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura) do Espírito Santo prorrogou a suspensão de contrato dos cobradores do Transcol mais uma vez.

A medida foi publicada em Diário Oficial nesta segunda-feira, 09 de novembro de 2020, e estende por mais dois meses a suspensão dos contratos.

Desta forma, os cobradores do sistema Transcol, afastados desde maio, retornarão ao trabalho somente na 1ª quinzena de 2021.

Com a medida, o uso do CartãoGV continuará obrigatório nos ônibus do sistema. Isso porque, por determinação do governo do Estado do Espírito Sato, desde maio o pagamento em dinheiro deixou de ser aceito nos ônibus do sistema, medida adotada para diminuir as chances de transmissão da Covid-19.

Os cobradores do Transcol estão afastados dede 17 de maio, por meio do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, do Ministério da Economia. Em julho, a medida foi prorrogada, e depois novamente estendida no dia 11 de setembro.

Relembre: Cobradores do sistema Transcol devem continuar afastados por mais dois meses

Governo do Espírito Santo prorroga suspensão de contrato dos cobradores do Transcol até novembro

A Semobi justificou a medida com a publicação do Decreto Federal nº 10.517, de 13 de outubro de 2020, que prorrogou os prazos para celebrar os acordos de redução proporcional de jornada e de salário, de suspensão temporária do contrato de trabalho e para efetuar o pagamento dos benefícios emergenciais de que trata a Lei nº 14.020, de 6 de julho de 2020, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Além disso, o ato cita “a necessidade de continuar mantendo as medidas emergenciais que possibilitem a redução do risco de contaminação no Transporte Público (Sistema Transcol) aos usuários e rodoviários pelo coronavírus (COVID-19)”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Everton Costa Goltara disse:

    Pelo visto o teste do Governo do ES e empresas do Sistema Transcol está indo tão bem que será ampliado pra ver como a demanda e os passageiros se comportam nessa condição no período das festas de fim de ano/ano novo. Se os cobradores voltarem 2021 provavelmente será último ano dos ônibus com cobrador e do dinheiro como opção de pagamento de passagens na Região Metropolitana de Vitória

Deixe uma resposta