Turis Silva começa a operar primeiro ônibus elétrico rodoviário do Rio Grande do Sul

Ônibus possui chassi BYD D9A 20.410 e carroceria Marcopolo Viaggio 1050. Foto: Divulgação.

Operação em fretamento contínuo tem início nesta segunda-feira, 09 de novembro

JESSICA MARQUES/ADAMO BAZANI

A empresa Turis Silva começou a a operar nesta segunda-feira, 09 de novembro de 2020, o primeiro ônibus rodoviário  para fretamento totalmente elétrico do Rio Grande do Sul.

O ônibus será utilizado para fretamento contínuo em Porto Alegre e na Região Metropolitana, transportando trabalhadores da produtora de aço Gerdau em sua unidade localizada no município de Charqueadas.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Turis Silva, a BYD, a Marcopolo e a EDP Smart.

Per meio de nota, a encarroçadora Marcopolo informou que a EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP, ficará responsável pelo modelo de negócio para ônibus elétrico, realizando o fornecimento da infraestrutura de recarga para o veículo

Na mesma nota, o gerente nacional de Vendas da Marcopolo, Leandro Sodré, informou que a mobilidade elétrica é um dos focos da empresa.

“A mobilidade elétrica é estratégica para o crescimento dos negócios da Marcopolo, uma vez que a adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência global”

Além do novo modelo rodoviário, 33 veículos elétricos da Marcopolo, incluindo os micro-ônibus Volare, circulam no País, em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Ceará e Paraná, além do Distrito Federal.

Já o gerente geral de suprimentos da Gerdau, Vinicius Moura, afirmou que parcerias são necessárias.

“Queremos construir, em parceria com nossa cadeia de fornecimento, um futuro mais sustentável, e contribuir com o desenvolvimento da mobilidade urbana a partir da adoção produtos e soluções inovadoras”

O ônibus totalmente elétrico possui 12,90 m de comprimento e capacidade para 44 passageiros sentados. Conta com seis packs de bateria, que garantem autonomia de 300 quilômetros.

Segundo a empresa, na nota, a transmissão é automática e além de sistema de ar-condicionado, possui total acessibilidade e tomadas USB em todas as poltronas.

“O Viaggio 1050 100% elétrico possui 12.900 mm de comprimento e capacidade para 44 passageiros em poltronas Executiva, além do motorista. O veículo conta com seis packs de bateria, que garantem autonomia de 300 quilômetros, transmissão automática, que proporciona mais conforto e segurança para o motorista e ocupantes, além de sistema de ar-condicionado, total acessibilidade e tomadas USB em todas as poltronas.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Fabio da silva Turski disse:

    Show Meus Parabéns a Tods Envolvidos na Fabricação e a Iniciativa da Empresa em Colocar o Ônibus na Frota 👏👏👏👏

Deixe uma resposta