Ônibus da Scania movido a biometano é testado no transporte coletivo de Foz do Iguaçu (PR)

Veículo já foi testado em outros municípios brasileiros. Foto: Divulgação.

Veículo circula a partir desta segunda-feira (09) até a próxima terça (17)

JESSICA MARQUES

O ônibus com chassi Scania K280 6×2 movido a biometano está sendo testado na operação do transporte coletivo de Foz do Iguaçu, no Paraná.

O veículo de motor traseiro possui 15 metros, com carroceria Marcopolo Viale BRS. O ônibus é de piso baixo, com capacidade para 130 pessoas, ar-condicionado, televisor e motor dedicado a gás, que pode ser abastecido tanto com biometano, com GNV (Gás Natural Veicular) ou, ainda, a mistura de ambos.

A operação em fase de testes está sendo na linha Itaipu – Parque Nacional, a partir desta segunda-feira, 09 de novembro de 2020, até a próxima terça (17).

A tarifa de R$ 3,95 por pessoa está sendo cobrada pelo cartão único. Na segunda (16), o ônibus irá circular dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

A apresentação do ônibus foi feita pela Itaipu Binacional, CIBiogás, Foztrans, Scania e Cataratas S.A.

O biometano utilizado para abastecer este ônibus é produzido em Foz do Iguaçu, na UD ITAIPU, que é o Posto de Biometano da Itaipu Binacional.

Desde 2017, a usina trata os resíduos orgânicos produzidos nos restaurantes internos e os transforma em biometano, abastecendo 40 veículos da sua frota.

O veículo já passou por testes diversos municípios, como Campinas, São José dos Campos e Sorocaba, no interior de São Paulo, e na capital paulista, com a Viação Gato Preto.

O ônibus também circulou em Recife, Pernambuco. O Diário do Transporte acompanhou uma viagem do veículo a convite da Scania em 2018, em Franca.

Relembre:

Primeiro ônibus do Brasil abastecido a gás gerado do esgoto é apresentado em Franca (SP)

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Marcos gomes claver disse:

    130 passageiros, isso mesmo?

Deixe uma resposta