Ônibus do BRT de Sorocaba (SP) são higienizados com tecnologia ultravioleta

Procedimentos de limpeza diários com desinfetantes químicos continuam sendo realizados, junto ao uso dos raios UV. Foto: Divulgação.

Segundo as empresas, procedimento é aprovado pela Anvisa e tem 99,9% de eficácia contra o coronavírus

JESSICA MARQUES

Os ônibus do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) de Sorocaba, no interior de São Paulo, passaram por um método de descontaminação com tecnologia de radiação ultravioleta.

De acordo com a Concessionária BRT Sorocaba e o Consor, o objetivo da medida é o combate ao coronavírus. De acordo com um estudo recente publicado na Scientific Reports, a luz ultravioleta elimina em até 99,9% o coronavírus quando exposto a essa radiação durante o período de 25 minutos.

As empresas reforçam, em nota, que a solução é aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e já é utilizada no Brasil em diversos ambientes, como metrô, ônibus, hospitais e escritórios. A radiação também extermina bactérias e outros tipos de microrganismos nocivos.

“Por meio de uma lâmpada especial de ozônio, os raios UV [ultravioleta] limpam as superfícies no interior dos ônibus eliminando o vírus. Para realizar a higienização, a lâmpada é colocada no centro do veículo e, com as portas fechadas, é acionada via controle remoto. Após a ativação, o ambiente fica exposto aos raios UV por 30 minutos e tudo que está ao alcance da luz é esterilizado”, detalharam as empresas, em nota.

Segundo Manoel Ferreira, diretor superintendente do BRT Sorocaba, os procedimentos de limpeza diários com desinfetantes químicos continuam sendo realizados, junto ao uso dos raios UV.

“BRT e Consor estão ampliando e assegurando a higiene dos ônibus visando o bem estar de todos. Essa é mais uma forma que encontramos para combater a Covid-19 e proporcionar melhores condições ao usuário do transporte coletivo. Antes de adquirirmos essa tecnologia, vimos que outras cidades e países já têm adotado essa prática. Então, avaliamos como muito positivo implementar na limpeza de toda frota”, disse, em nota.

Ferreira afirmou ainda que a empresa BRT disponibiliza álcool gel nos veículos no momento do embarque e pede aos passageiros que continuem seguindo as orientações com uso de máscaras e a higienização das mãos.

O BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta