ANTT apreende 16 ônibus em operação contra transporte irregular na madrugada deste sábado

Fiscalização apreendeu 14 ônibus contratados por aplicativo. Foto: ANTT

Desses, 14 estavam a serviço de empresas de aplicativo de ônibus, segundo a Agência

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu início na noite desta sexta-feira, 30 de outubro de 2020, a mais uma ação de fiscalização e combate ao transporte clandestino de passageiros nas estradas do país.

Em função do feriado prolongado de Finados, celebrado nesta segunda-feira, 02 de novembro, uma equipe de fiscais iniciou uma operação na região de Resende/RJ e Itatiaia/RJ.

Até a manhã deste sábado já haviam sido apreendidos 16 ônibus.

A maior parte dos veículos apreendidos (14 ônibus) era ônibus de empresas de fretamento (turismo) realizando serviço de linha (viagem somente de ida). Nesses casos, as infratoras costumam emitir Licenças de Viagem, que é o documento que autoriza uma viagem de turismo (ida e volta do mesmo grupo de passageiros, com origem, destino e itinerário previamente definidos).

De acordo com a equipe de fiscalização da ANTT, essa prática ilegal é verificada durante as fiscalizações e, quando se  constata que o serviço executado pela infratora é de linha (viagem somente de ida), e que as informações constantes na Licença de Viagem apresentada são ideologicamente falsas, os fiscais realizam a apreensão do veículo, pois o transporte é considerado clandestino (Resolução ANTT nº 4.287/2014).

Os passageiros dos veículos apreendidos foram conduzidos a ônibus de empresas regulares, com os custos das passagens sendo assumidos por uma empresa de aplicativo que havia contratado os serviços.

As ações fazem parte da Operação Pascal, que ocorre em todo país, e tem como objetivo combater o transporte clandestino rodoviário interestadual de passageiros que é responsável pela maior parte dos acidentes com vítimas nas estradas, e causa prejuízos milionários aos cofres públicos com a sonegação de impostos.

Em nota encaminhada ao Diário do Transporte, a ANTT ressalta que fiscaliza apenas a execução, oferecimento, e/ou comercialização de serviço de transporte interestadual clandestino de passageiros, não entrando no mérito da forma de como o serviço é contratado.

Estão à disposição da população os canais de atendimento da Ouvidoria da ANTT para denúncias, reclamações ou dúvidas:

Whatsapp (61) 99688-4306;

Telefone 166 da Ouvidoria (24h);

E-mail ouvidoria@ant.gov.br.

VEJA IMAGENS ENVIADAS PELA ANTT:

Passageiros dos ônibus apreendidos foram encaminhados para empresas de transporte regular. Foto: ANTT


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Arlete disse:

    Tá de parabéns antt bando de safado

  2. Flavio disse:

    Vamos fiscalizar caruaru e são Caetano cadê antt

  3. Lincoln Ferreira de Souza disse:

    Eu era passageiro de um dos ônibus .. Só pegou os ônibus da Buser os da Águia flex passou TDS… Blitz com carta marcada … Safadeza … A lei e para todos .. não só para alguns …
    Ficou nítido que era só para os ônibus da Buser …. Para que está feiooo muito feio

    1. Eduardo disse:

      A ANTT nao fiscaliza aplicativos. Outra coisa houve outros onibus aprendidos

      1. Lincoln Ferreira disse:

        Só tinha ônibus da Buser .. eu estava no local … Somente Buser .. não parava nenhum de outro aplicativo .. se os ônibus da Buser não tivestes condições de transportar um concordaria , mais TDS ônibus são novos , com condições muito muito melhor .. muito mais limpo , confortável, conservado e praticamente TDS zero .. do que qualquer ônibus de linha …

  4. Juscelino disse:

    A pilantras dava uma multa o dobro dessa

  5. Maxwel Ferreira de Oliveira disse:

    Parabéns a Antt estes ônibus tudo em regular tem que prender todos. Sou de guiratinga m t aki não temos mais ônibus. Ficamos sem ônibus justamente qdo começaram ter estes tipo de transporte clandestino. No começo eles fãs promoções e depois sabem que não da conta de manter esas promoções.as empresa regulamentada vai ficando sem passageiro até abrir falência .com clandestino eles só rodam com ônibus lotados os dias de movimento fraco não vão. Sem compromisso com ninguém.aki tínhamos 6 horários de ônibus por dia agora não temos nen um quiser ir para rondonopolis temos que pagar táxi 🚕 eu acho que transporte clandestino tem que acabar nunca de serto .tem que vorizar as empresas regulamentada q paga. Seus emposto que te. Seus funcionários e que cumprir com suas obrigações tem que tirar todos os clandestino no Brasil aki no Mato Grosso tem empresa clandestino rodando livremente de sapesal a Maceió isso não pode acontecer ,Parabéns Antt

    1. Pois é, quem mora em cidade pequena acaba levando a pior!

    2. Eu ouvi no primo vídeo o fiscal falando que a lista de passageiros era falsa, com nomes diferentes dos que estavam no ônibus! Isso não têm nada de inovador, é só um serviço clandestino maquiado!

    3. Lino disse:

      Analfabeto,
      Não sabe o que está dizendo !!

  6. Rafael disse:

    Não estamos acostumados a inovação
    Esta palavra clandestino são para bobos
    Buser é inovação coisa que não queremos
    Somos acostumados a ônibus sujos que pare em paradas com preços altos
    Motoristas mal humorados
    Poim preços que querm nas passagens
    Onibus da buser sao novos veio pra competir
    Governo nao proporciona paz para estes profissionais
    Deicha eles trabalharem
    Homem precisa de paz para trabalhar
    Fiscaliza sim mas condições dos veículos e impostos tudo em dia
    Este negocio de turismo esta acabando no Brasil
    Negocio de mesmo grupo ir o mesmo tem que voltar
    Não esiste mas isto
    Agora é viagens de negocio busines
    Deiche eles trabalharem em paz
    Vámos parar de inrriquecer meia dúzia de pessoas
    População que ganha

    1. Lino disse:

      Enquanto os grandes mandarem no judiciário isso nunca acaba, todos sabemos que o RJ é controlado pelos Baratas, afiliados de Gilmar Mendes!
      Nosso presidente tem que acabar com ANTT e abrir outro órgão a favor do trabalho!

  7. Carlos Vieira disse:

    Boa tarde, então já que são clandestinos, PIRATAS, porque não fazem esse tipo de fiscalização nos carros particulares que fazem transporte irregular de passageifica, já que eles não tem nenhum vínculo, responsabilidade civil, vistorias, não pagam nenhum imposto, enfim: Não são motoristas e nem carros regulamentados para esse tipo de transporte irregular por aplicativos. O dinheiro que é descontado do infeliz, não fica no Brasil e nem para os Estados da Federação, vão para as contas de investidores inescrupulosos internacionais.

    1. RAFAELA DUTRA disse:

      Vc esta serto ,acho que carros de aplicativo teria que passsar por revisoes periodicas e ser placas de aluguel ter que pagar seguro para os passageiros e ter planilha de horas trabalhadas etc. Agora que fazem com os ônibus de pequenas empresas são torturas, coloca uma pedra gigante imposibilitando deles trabalharem,sou a favor de fiscalização sim , fiscalizem pneus freios documentos dos motoristas horas trabalhadas seguros dos passageiros limpeza dos ônibus bagagens . vistoria engenheiro mecânico em dia assinada parte elétrica livro de reclamação de passageiros lista de passageiros com seguros para todos , isto sou a favor e as empresas tem como cumprir agora cobrar lista de passageiro sejao mesma lista da volta e pedir pra pessoa respirar embaixo d’água ,por décadas enriquecemos uma dúzia de familhas que dominao o trasporte rodoviario salarios ruins para os motoristas onibus encardidos paradas ode se cobrao en dolar de tanto caro e funcionarios mal humorados , buser contrata empresas pequenas bem cuidadas e com funcionarios motivados onde para satisfaser os clientes nao medem esforços com ônibus dd lindos bem cuidados si não fazem mais pelos passageiros por que tem de carregar esta pedra enorme que tem de carregar que famílias ou milícias dos ônibus no Brasil fazem ficar impossível para estas pequenas empresas , Pramim que. Venha buser e outros aplicativos de onibus deiche o pobre ser feliz , eu tenho carretas nao intendo poque eu posso comptrar um caminhao por placa vermelha e trabalhar em paz e uma pessoa vai na marcopolo compra um onibus novo poim placa de aluguel e nao concegue trabalar , garela vamos largar pençamentos comunistas cubanos embrolios de lado , olha o uber hoge nao concigo ficar sem antes para visitar minha mae em belo horizonte tinha de deichar minha carreta na br andar por um km para pegar um onibus de baixo de chuva e depois pegar outro demorava uma hora e meia pra chegar isto de dia a noite nem pensar , hoge com um toque no celular máximo 5 minutos esta encostano a qualquer hora e levo media de 15 minutos para chegar , Intao Deicha as pequenas empresas comerem um pedaço do bolo obrigado ….

      1. Eduardo disse:

        A BUSER que está acima da ligsilacao w regulação. Concorre ruimosamente com o transporte regular. Oa fiscais estão cumprimdl as normas. A lista da BUSEr nenhum passageiro confere. Que vergonha em colocar os passageiros em riscos

  8. Charles ribeiro moura disse:

    Parabéns ANTT !!!
    É UM SERVICO INOVADOR MESMO , CAMUFLANDO A CLANDESTINIDADE , ENQUANTO CORRE TUDO VEM É TUDO MUITO BONITO , MAS NA HORA QUE ACINTECE O PIOR , QUEM É O RESPONSAVEL !!!!!!?
    SOME TODO MUNDO .
    PARABENS MAIS UMA VEZ ANTT !!!
    QUE FAÇA ESTE TIPO DE OPERAÇAO SEMPRE !

Deixe uma resposta