Testes com trem a hidrogênio avançam no Reino Unido

Secretário de transportes anunciou o início dos testes do projeto HydroFLEX no fim de setembro deste ano

ALEXANDRE PELEGI

O lançamento dos testes do HydroFLEX, o primeiro trem movido a hidrogênio do Reino Unido, anunciado em 30 de setembro de 2020 pelo secretário de transportes Grant Shapps, inaugura um grande passo para a redução das emissões de carbono no país.

Os testes podem ajudar o Reino Unido a atingir suas metas de chegar a zero emissões em 2050.

O HydroFLEX é uma parceria entre a Universidade de Birmingham e a empresa de material rodante Porterbrook, e levou dois anos para ser desenvolvido com investimento de 1 milhão de libras, cerca de R$ 7,3 milhões.

O projeto recebeu apoio do governo do Reino Unido, cujo Departamento de Transporte (DfT) contribuiu com 750 mil libras (R$ 5,5 milhões).

O trem a hidrogênio HydroFLEX não emite gases de efeito estufa, e usa hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, água e calor.

A tecnologia deve estar disponível em 2023, quando os trens atualmente em uso estarão adaptados para o novo combustível.

A Universidade de Birmingham já está avançando para a próxima fase do projeto, que envolve um módulo movido a hidrogênio e uma bateria que pode ser instalada embaixo dos trens, permitindo mais espaço nos vagões.

Conforme continuamos em nosso caminho para uma recuperação verde, sabemos que para realmente aproveitar o poder do transporte para melhorar nosso país – e para definir um padrão global de qualidade – devemos realmente incorporar a mudança”, disse Shapps.

O diretor da faculdade de engenharia e ciências físicas da Universidade de Birmingham, Professor Stephen Jarvis, afirmou que  o projeto HydroFLEX é um grande exemplo de como a pesquisa e o desenvolvimento de classe mundial, juntamente com as parcerias certas da indústria, podem fornecer tecnologias de descarbonização que são inovadoras e práticas.

O teste bem-sucedido da linha principal é um marco importante para o HydroFLEX e é uma demonstração clara do importante papel que o hidrogênio tem a desempenhar na indústria ferroviária do Reino Unido”, disse o professor.

A resposta geral da indústria ao projeto foi positiva.

A CEO da Porterbrook, Mary Grant, reiterou o compromisso da empresa em fornecer “uma ferrovia sustentável e neutra em carbono“.

Ao revelar o novo trem, o secretário Grant Shapps também anunciou os planos do DfT de transformar o Vale Tees, uma região no nordeste da Inglaterra, em um centro de transporte de hidrogênio.

O objetivo do plano é investir em hidrogênio como combustível alternativo ao mesmo tempo em que serão criados centenas de empregos na área.

O DfT encomendou um plano básico para entender a viabilidade do hub.

A pesquisa, a ser publicada em janeiro de 2021, enfocará como o hidrogênio pode alimentar ônibus, e o transporte de mercadorias pesadas por ferrovias, pelo setor marítimo e pela aviação em todo o Reino Unido.

Através do programa de transporte de hidrogênio patrocinado pelo governo, 6,3 milhões de libras (R$ 46 milhões) serão destinados a uma estação de reabastecimento de hidrogênio, e a 19 veículos de lixo operados com a tecnologia em Glasgow, na Escócia.

PROJETOS NA ALEMANHA

Como mostrou o Diário do Transporte, o investimento em trens a hidrogênio também é tema central na Alemanha.

A Siemens Energy e a Siemens Mobility assinaram recentemente um Memorando de Entendimento (MoU) para desenvolver e oferecer em conjunto sistemas de hidrogênio para trens.

O acordo de cooperação foi assinado por Albrecht Neumann, CEO da área de Rolling Stock da Siemens Mobility, e Armin Schnettler, vice-presidente executivo (EVP) de New Energy Business da Siemens Energy.

O objetivo é alcançar soluções holísticas de hidrogênio para o transporte ferroviário. Desta forma, a parceria buscará promover o hidrogênio na economia da Alemanha e da Europa, apoiando a descarbonização no setor de mobilidade. Relembre: Siemens Energy e Siemens Mobility formam parceria para desenvolver sistemas de hidrogênio para trens

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading