CPTM amplia em 06 meses e R$ 5 milhões contrato de obras de extensão da Linha 9 Esmeralda

Publicado em: 10 de outubro de 2020

Nova estação Vila Natal Mendes, da extensão da Linha 9 Esmeralda. Foto: Adamo Bazani

Contrato original, com valor de R$ 76 milhões e prazo de vigência de 30 meses, foi assumido pela Consórcio Concrejato-Alberoni e Arruda no final de 2018

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou no Diário Oficial do Estado deste sábado, 10 de outubro de 2020, extrato de aditamento ao contrato das obras de complementação da extensão ferroviária da Linha 9 Esmeralda, entre as estações Grajaú e Varginha (Lote 1).

O contrato original foi assinado em 30 de outubro de 2018 pelo vencedor do certame, o Consórcio Concrejato Alberoni e Arruda, no valor original de R$76.391.506,25. Relembre: CPTM homologa licitação, adjudicação e extrato de contrato das obras da extensão ferroviária da linha 9-Esmeralda

O aditamento tem a finalidade de readequar a planilha de quantidades e preços propostos, com a inclusão de serviços adicionais e com prorrogação do prazo de execução dos serviços. Com isso, houve uma readequação do cronograma físico-financeiro no valor de R$ 5 milhões (R$ 5.041.756,55), com prazo de vigência de 06 meses.



A extensão da linha 9 foi dividida em dois lotes, sendo o lote 1 do atual terminal Grajaú à futura estação intermediária Mendes/Vila Natal, e o lote 2, de Vila Mendes/Natal ao futuro terminal Varginha.

A Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) transporta atualmente cerca de 620 mil usuários por dia útil. Com a ampliação de 4,5 km entre Grajaú e Varginha, a projeção da CPTM é de que sejam acrescentados à linha 110 mil usuários atendidos pelo futuro trecho.

A Linha 9-Esmeralda tem conexão com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e Pinheiros (Linha 4-Amarela) e com a Linha 8-Diamante da própria CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino. Também há integração com ônibus nas estações Grajaú, Jurubatuba, Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Pinheiros e Osasco.

RELATÓRIO DO TCU

Em 21 de outubro de 2019, a Secretaria Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou um Relatório de Fiscalização referente à Extensão da Linha 9 da CPTM – Grajaú/Varginha – São Paulo/SP, obras essas que foram divididas em dois lotes.

O TCU fiscaliza obras em andamento no Brasil custeadas com recursos federais, “com base em critérios de materialidade, risco e relevância, a fim de contribuir para que sejam executadas com qualidade, em prazo razoável e dentro de parâmetros de preço adequados”.

A expansão da Linha 9 até Varginha conta com grande aporte da União, tendo amplo impacto social e econômico, visto que o se dá em direção ao sul do município, região tida como socialmente vulnerável”, afirma o Relatório.

A proposta vencedora das obras complementares relativas ao lote 1 (trecho compreendido entre a estação Grajaú e a estação Mendes) foi do Consórcio Concrejato-Alberoni e Arruda, que apresentou um preço de R$ 76.391.506,25, configurando um desconto de 14,14% em relação ao orçamento-base da licitação. O contrato foi assinado em 30/10/2018.

A proposta vencedora das obras complementares lote 2 (trecho compreendido entre a estação Mendes e a estação Varginha) foi da Engibras Engenharia S.A, que apresentou um preço de R$ 87.028.824,19, configurando um desconto de 12,01% em relação ao orçamento-base da licitação. O contrato foi assinado em 17/4/2019.

Ambos os contratos possuem vigência de dezoito meses, acrescido de doze meses para a operação assistida, totalizando trinta meses.

Como conclusão dos contratos o TCU verificou:


O Relatório completo do TCU pode ser lido em: Sintético_2019_102

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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