Linha 11-Coral opera com lentidão na noite desta terça-feira (29)
Publicado em: 29 de setembro de 2020

Novamente a companhia limitou-se a responder queixas individuais nas redes sociais, sem divulgar alteração em perfis oficiais
ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA
Passageiros da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) enfrentam trens lotados e aglomerações. O problema ocorre em especial na estação Luz, na capital paulista, no começo da noite desta terça-feira, 29 de setembro de 2020.
Conforme informado pela companhia em uma resposta no Twitter, um trem apresentou falha no Brás no sentido Luz, o que afetou a circulação de todos os trens que vêm atrás. O problema já foi resolvido a operação está sendo regularizada.
O Diário do Transporte questionou a CPTM sobre o motivo de não informar oficialmente em seus canais a respeito do problema na operação.
Em nota, a companhia informou que “por volta das 18h desta terça-feira (29), um trem da linha 11-Coral da CPTM apresentou uma falha no sistema de freios e os passageiros foram desembarcados na estação Luz. O trem foi recolhido e encaminhado para manutenção. A CPTM pede desculpas aos passageiros pelos transtornos”.
FALTA DE TRANSPARÊNCIA VEM SE REPETINDO
Não é a primeira vez que a CPTM tem falha e o passageiro não é informado de forma espontânea pelo aplicativo ou site da empresa, o que poderia permitir que o usuário se programasse melhor.
Em 14 de setembro de 2020, em plena pandemia de Covid-19, passageiros ficaram aglomerados nas plataformas da linha 11-Coral.
Os trens circularam com maiores intervalos entre as estações Luz e Estudantes pelo menos das 17h até às 18h, porém sem qualquer informação espontânea ao passageiro pelo aplicativo e site.
Usuários reclamaram nas redes sociais questionando sobre a demora dos trens, aglomerações nas plataformas em plena pandemia e falta de informação, porém a companhia não se pronunciou pelo menos até às 18h37 em sua conta no Twitter, quando foi interpelada por passageiros.
Nas respostas, somente depois a CPTM informou que houve um problema com equipamento de via na estação Luz, resolvido às 17h50 e colocando a operação em processo de normalização.
Relembre:
Já no dia 25 de fevereiro de 2020, por causa de uma chuva forte, a linha 10 – Turquesa, por volta das 21h, continuava com lentidão nas proximidades da Estação Rio Grande da Serra.
Usuários, em redes sociais, reclamaram que o aplicativo oficial da empresa, assim como o site, mostravam que a operação estava normal em todas as linhas e chegaram a escrever no Twitter da empresa que o fato representava “transparência zero”.
O Diário do Transporte acompanhou estes canais oficiais durante os problemas nas linhas e constatou que o aplicativo e o site mostravam “operações normais”
Questionada, a CPTM alegou que o aplicativo e o site mostravam operações normais porque “o intervalo nas linhas não teve alteração total”
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes e Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte
Comentários