Manaus disponibiliza agendamento online para serviços de trânsito e gratuidade no transporte coletivo

Publicado em: 6 de setembro de 2020

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Manaus, no Amazonas, informou que já disponibiliza o agendamento online de atendimento ao público para serviços de trânsito e para o processo de obtenção do passe livre para pessoas com deficiência no transporte coletivo.

Os serviços realizados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) devem ser marcados pelo site http://www.manaus.am.gov.br, no ícone “IMMU Serviços”.

De acordo com a Prefeitura, por meio do site, o usuário poderá agendar o dia e a hora, para ser atendido nas unidades do IMMU na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, ou para resolver assuntos referentes ao acesso gratuito no transporte coletivo no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, zona Norte (ao lado do T4) de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30.

GRATUIDADES

Por sua vez, no setor de transporte coletivo, o site faz agendamento para emissão do Passa Fácil Gratuidade (Passa Livre/Unidade Camapuã). O sistema é utilizado pessoas com deficiência para isenção tarifária.

“Ao agendar o atendimento, o usuário fica informado sobre os documentos necessários para apresentar no dia marcado. Ainda no transporte urbano, o portal de serviços oferece agendamento para recurso de biometria facial (emissão de Passe Livre e Estudantil); solicitação de linhas, itinerário de ônibus e implantação de ponto de parada”, detalhou a Prefeitura, em nota.

TRÂNSITO

Além disso, a Prefeitura informou que o agendamento dos serviços no setor de trânsito oferece opções como “expedição da credencial em vaga especial para idosos e pessoas com deficiência; pedidos de sinalização de trânsito; solicitação de apoio operacional (agentes de trânsito); Autorização Especial de Tráfego; termo para execução de projetos e outros serviços”.

O Portal de Serviços IMMU oferece, inclusive, a opção para o usuário emitir a segunda via de multa, a certidão negativa de débitos ou dar entrada na restituição de multa de trânsito pelo próprio site sem a necessidade de agendar atendimento presencial.

Entretanto, no momento, o site não está agendando serviços de Entrada de Recursos na CDA ou Jari. A Prefeitura esclarece que a restrição é “em cumprimento à Resolução nº 782, de 18 de junho de 2020, do governo federal, que referenda as deliberações 185 e 186 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o qual interrompeu, por tempo indeterminado, os prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multa e defesa processual”.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta