Santo André assina termo aditivo ao contrato de duplicação do Viaduto Adib Chammas
Publicado em: 5 de setembro de 2020

Prefeitura afirma que prazo para conclusão das obras permanece inalterado
ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de Santo André, no ABC paulista, assinou Extrato de Termo Aditivo ao Contrato 315/19-PJ – celebrado entre o Município de Santo André e a empresa TERRACOM Construções Ltda, cujo objeto é a contratação de obras de duplicação do Viaduto Adib Chammas.
O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 04 de setembro de 2020.
A assinatura de referido termo se deu em 26 de agosto de 2020, originado através do Contrato de Empréstimo nº 3708/OC-BR celebrado entre o Município e o BID.
Segundo a publicação, houve um acréscimo de R$ 4.822.141,59 e um decréscimo R$ 1.112.773,22 nos valores do contrato.
O Diário do Transporte questionou a prefeitura quanto aos valores, bem como se haverá alteração nos prazos da obra.
Leia a resposta na íntegra:
A Prefeitura de Santo André esclarece que o prazo para conclusão das obras de duplicação do viaduto Adib Chammas permanece inalterado.
Os acréscimos e decréscimos aditivados ao contrato são normais para uma obra deste porte, já que são realizados ajustes quantitativos e qualitativos no decorrer das intervenções, dentro do valor já estipulado em contrato firmado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A duplicação do viaduto Adib Chammas faz parte do pacote de obras de mobilidade que está sendo realizado com verbas do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
A Prefeitura obteve um financiamento de US$ 25 milhões junto à instituição financeira e investirá outros US$ 25 milhões em diversas obras, como a criação de novas alças no viaduto Castelo Branco, que será completamente modernizado, e quatro quilômetros de corredores de ônibus na região central, que totalizam investimento de US$ 50 milhões.
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TÉCNICA DIFERENCIADA
A Prefeitura informou, em nota, que um dos diferenciais da obra de duplicação do viaduto Adib Chammas é o “inédito método construtivo que será adotado e que se chama balanço sucessivo. Com a execução desse tipo de projeto, será possível a construção das novas faixas sem a necessidade de transtornos ao sistema viário durante a construção, evitando ao máximo prejudicar a mobilidade dos motoristas. Uma nova técnica vai permitir a redução no número de apoios que seriam instalados no solo e que, portanto, demandariam mais tempo de realização”, explicou a Prefeitura, em nota.
Também segundo a Prefeitura, a quantidade de pilares de apoio para instalação da estrutura será reduzida para apenas três agrupamentos de torres que vão servir como base para as chamadas treliças, responsáveis pela sustentação e escoramento da superestrutura do novo complexo viário.
A criação das duas novas pistas prosseguirá de maneira simultânea dos dois lados do viaduto, para manter o equilíbrio da estrutura e a segurança dos funcionários da obra, também de acordo com a Prefeitura.
HISTÓRICO
A Prefeitura de Santo André tem até cinco anos para realizar todo o projeto previsto no Programa de Mobilidade Urbana Sustentável do Município de Santo André, além de oferecer o mesmo valor, US$ 25 milhões, em contrapartida para obras viárias, totalizando US$ 50 milhões em investimento.
As tratativas para o pleito do crédito estavam em andamento desde 2013. Em 28 de março de 2018, a Presidência da República publicou um despacho no Diário Oficial da União propondo ao Senado Federal que autorizasse o crédito externo.
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Em 4 de julho, o Governo Federal publicou aval final para o empréstimo.
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Com carência de cinco anos, o crédito terá 20 anos para ser pago pela Prefeitura ao BID. Segundo o prefeito, a capacidade financeira da cidade é alta para a realização de empréstimos, apesar das dívidas “herdadas” da gestão anterior, conforme afirmou Serra.
O último viaduto de Santo André, que cruzou a linha férrea, foi o Cassaquera, construído em 2006. Em 1996, foi construída a Avenida José Amazonas. Foi o último viário novo, segundo o prefeito.
Confira o detalhe das obras, segundo a Prefeitura:
Dentre as quatro ligações norte-sul hoje existentes em Santo André, o viaduto Adib Chammas é a única delas que transpõe completamente o feixe de linhas férreas, o rio Tamanduateí e a Avenida dos Estados.
O viaduto se localiza entre a Avenida José Antônio de Almeida Amazonas, na região central do Município, e a Rua dos Alpes, no segundo subdistrito de Santo André. Sua função é especialmente importante na circulação de veículos devido a sua posição bastante central, próxima ao Paço Municipal, à Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André da Linha 10 – Turquesa da CPTM, aos Terminais Metropolitanos Leste e Oeste (ônibus municipais e intermunicipais) e aos acessos à Rua Oratório e à Avenida Itamarati, ambas no segundo subdistrito.
O projeto original do complexo previa a construção de dois viadutos com seis faixas de tráfego, um viaduto com três faixas para cada sentido de circulação. No entanto, entre a Praça do Abraço e a Travessa Aracaré, foi executada a implantação de apenas um viaduto, inaugurado em 1981. O viaduto existente compreende três faixas de tráfego, sendo que duas são hoje utilizadas no sentido sul-norte do primeiro para o segundo subdistrito e a restante no sentido contrário.
O projeto compreende a duplicação do viaduto Adib Chammas, a fim de completar o complexo viário como previsto inicialmente.
O viaduto projetado terá um comprimento de 160m e uma largura de 9,80m, contemplando duas novas faixas de circulação de 3,50m cada, duas faixas de segurança de 1,00m e duas barreiras intransponíveis de 0,40m cada.
O objetivo do projeto de completude do viaduto Adib Chammas é o de melhorar de modo significativo a capacidade de escoamento de veículos entre os subdistritos municipais.
Confira o vídeo de apresentação do projeto, divulgado pela Prefeitura:
Como mostrou o Diário do Transporte, em 04 de julho, a vigência do contrato é de 21 meses, com prazo de execução de 18 meses.
Relembre:
Promessa antiga da prefeitura para melhorar a fluidez de carros e ônibus na região central, as propostas para contratação das obras de duplicação do viaduto Adib Chammas foram entregues em 26 de abril de 2019, como noticiado pelo Diário do Transporte.
O viaduto Adib Chammas passa sobre a Avenida dos Estados e o Rio Tamanduateí, ligando o centro da cidade até a Avenida Itamarati, Avenida dos Estados e Rua dos Alpes, e tem aproximadamente 290 metros.
Como mostrou o Diário do Transporte, a licitação anterior, marcada para 12 de fevereiro, não teve interessados. O valor de referência nesta ocasião era de R$ 14 milhões.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Em menos de um ano, já fazem um Termo de Aditamento? Por qual razão? Para iniciar e lançar Licitação não tinham um projeto completo. Mudaram o projeto, ou o Edital foi falho? Viaduto ADib Chamas tem projeto pronto desde décadas!
se vi bem na foto, 2 pistas com 3 faixas…..Que raio de duplicação é essa?? vejam a foto postada…
Por favor, não sou engenheiro civil mais é necessário 2 grua para uma obra que tem o pé direito de no máximo 6 metros?
Se vai fazer pistas por que não faz uma alça de acesso para a esquerda de quem vai para a av do Estado destino São Paulo e joga o transito para depois dos faróis do Carrefour?
Aí resolvia o transito.