Ônibus municipais do ABC Paulista operam com frota reduzida

Decisão de reduzir a frota foi tomada após queda na demanda. Foto: Henrique Santos / Ônibus Brasil.

Em São Bernardo do Campo, 68% dos veículos estão em circulação; São Caetano do Sul está com metade do total de ônibus nas ruas

JESSICA MARQUES

Apesar da ampliação do horário de funcionamento do comércio, os ônibus municipais do ABC Paulista operam com frota reduzida. De acordo com as prefeituras, a demanda de passageiros ainda não é suficiente para colocar 100% dos veículos em circulação.

Em São Bernardo do Campo, a frota está com 68% da capacidade. Entretanto, algumas linhas já estão com 100% dos ônibus em circulação.

Em nota, a Prefeitura informou que a frota havia voltado a circular com 100% dos veículos em 15 de junho. Contudo, a demanda reduzida motivou um ajuste.

“A demanda média diária atual do sistema municipal é de 108 mil utilizações. A Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo realiza acompanhamentos diários para ajustar a oferta à demanda no transporte”, detalhou a Prefeitura.

Por sua vez, a frota de ônibus de São Caetano do Sul está em 50%. Segundo a Prefeitura, o aumento na demanda não chegou a 5% com a reabertura do comércio. Assim, o número de ônibus disponíveis vai variar de acordo com a alta na quantidade de passageiros.

PROMESSA DE 100% EM SANTO ANDRÉ

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, havia informado no início de agosto que a frota estava em 85%. Além disso, a promessa foi de que a quantidade de ônibus chegaria a 100% até 15 de agosto.

Entretanto, a Prefeitura de Santo André informou, em nota, que a frota está variando de acordo com a variação de demanda. Ainda assim, a administração não especificou o percentual em operação.

DIADEMA E MAUÁ

Em Diadema, o transporte municipal está operando com 60% da frota. A Secretaria de Transporte de Diadema informou que está analisando a evolução de passageiros. Assim, vai adequar a frota se houver necessidade.

Por sua vez, em Mauá, a frota é de 63%. De acordo com a Prefeitura, são 120 ônibus para cerca de 52 mil passageiros. A partir de 1º de setembro, porém, será feito um estudo para verificar a possibilidade de aumento na quantidade de veículos.

As prefeituras de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não informaram detalhes sobre a frota de ônibus em operação.

Leia também: Frota de ônibus do sistema SPTrans aumenta para 86,48%. EMTU ainda não informou

COMÉRCIO

O comércio de todo o ABC Paulista já está funcionando com horário ampliado. Na última semana, o Governo do Estado de São Paulo autorizou a abertura dos estabelecimentos durante oito horas por dia, contudo, a medida entrou em vigor gradativamente na região.

Relembre: Comércio de todo ABC Paulista já pode funcionar oito horas por dia

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, o governo permitiu a ampliação para cidades na chamada fase amarela de combate ao novo coronavírus. De acordo com o Governo do Estado, os sete municípios do ABC se enquadram nesta classificação.

Relembre: Comércios em cidades na fase amarela vão poder funcionar até 8 horas diárias em São Paulo

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta