Ícone do site Diário do Transporte

Santo André terá novo aplicativo que mostra horário de chegada dos ônibus

Durante período de transição, passageiros estão sem opção para saber quando ônibus passa no ponto. Foto: Adamo Bazani.

Sistema está em período de transição desde o início do ano

JESSICA MARQUES

Os passageiros de Santo André, no ABC Paulista, terão um novo aplicativo que mostra o horário de chegada dos ônibus municipais. A transição entre as ferramentas ocorre desde o início deste ano.

A informação sobre a mudança de aplicativo foi divulgada pela secretária adjunta de Mobilidade Urbana, Andrea Brisida, nesta segunda-feira, 17 de agosto de 2020. A fala foi feita durante uma escuta setorial com a imprensa regional para elaboração do Plano de Mobilidade de Santo André.

“Em 2017, lançamos o aplicativo Santo André Mob, no primeiro ano de governo. Tínhamos a intenção lançar um aplicativo personalizado para o município, com características exclusivas para Santo André. Ele funcionou bem durante um período e depois a ferramenta apresentou uma série de problemas. De lá para cá a gente tentou, durante um período, atualizar essas informações e manter o aplicativo já lançado, mas no início do ano percebemos que não tinha sentido a gente continuar insistindo com uma ferramenta que não estava sendo útil e cumprindo seu papel”, afirmou.

TRANSIÇÃO

Ainda segundo a secretária, no início do ano a Aesa (Associação das Empresas de Transporte de Santo André), responsável por gerenciar a ferramenta, alterou o fornecedor do aplicativo. Assim, durante o período de quarentena as empresas de ônibus começaram a fazer a substituição dos equipamentos de GPS de toda a frota.

“Estamos em fase final de implantação desse novo sistema. O aplicativo vai trazer uma serie de benefícios e outras ferramentas que o anterior não tinha. Esse aplicativo atual que está sendo trabalhado agora vai unificar os dois sistemas de Santo André, o central e o da Vila Luzita. A gente vai trabalhar com uma única ferramenta, não tinha lógica ficar com ferramentas distintas, então em breve teremos novidades sobre o aplicativo”, concluiu a secretária.

IMPREVISIBILIDADE

Neste período, os passageiros sofrem com a imprevisibilidade da chegada dos ônibus. Principalmente no período de isolamento social, por conta da pandemia de Covid-19, muitos relatam sofrer com superlotação e longa espera nos pontos.

Em julho, o Diário do Transporte conversou com passageiros que temem utilizar o transporte coletivo sem saber o horário de chegada dos ônibus devido a assaltos. Em alguns casos, o ônibus chegou a ser colocado como segunda opção nos deslocamentos diários.

Relembre: Mesmo com reabertura de comércio, Santo André opera com cerca de 60% da frota de ônibus

Atualmente, os passageiros da região da Vila Luzita, cujo transporte coletivo é operado emergencialmente pela Suzantur, têm como opção o aplicativo CittaMobi. Por sua vez, as linhas operadas pelo Consórcio União Santo André haviam sido vinculadas ao Santo André Mob. A ferramenta foi atualizada em alguns momentos, mas as previsões continuaram incertas.

Relembre: Após problemas, aplicativo que mostra horário dos ônibus em Santo André é atualizado

Agora, a intenção é que todo o sistema municipal de transporte coletivo de Santo André tenha o CittaMobi como aplicativo para verificar o horário de chegada dos ônibus.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Sair da versão mobile