Greve do transporte coletivo em Porto Velho (RO) é encerrada após três dias

Publicado em: 23 de julho de 2020

Essa é a segunda interrupção em menos de um mês. Foto: Divulgação.

Trabalhadores receberam o pagamento dos salários atrasados referentes ao mês de abril

WILLIAN MOREIRA

Após três dias de paralisação do transporte coletivo na cidade de Porto Velho, em Rondônia, os ônibus saíram da garagem nesta quinta-feira, 23 de julho de 2020.

O fim da greve aconteceu após o pagamento dos direitos trabalhistas atrasados do mês de abril. Além disso, foi marcada uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho para sexta-feira (24), para debater os outros direitos em atraso.

Essa é a segunda interrupção em menos de um mês. A anterior havia ocorrido no final do mês de junho. Na ocasião, o Sitetuperon (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Estado de Rondônia) realizou uma paralisação que cobrava três meses de salários em atraso.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/06/30/greve-de-onibus-em-porto-velho-e-encerrada-mas-frota-permanece-reduzida-devido-a-pandemia-de-covid-19/

MUNICÍPIO NÃO DEFINIU NOVA OPERADORA DO SERVIÇO

Em março, foi declarada vencedora de uma concorrência para o sistema a empresa JTP, que opera em Embu das Artes, na Grande São Paulo, mas em 07 de julho de 2020, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho (RO), suspendeu a licitação ao atender ação da Amparo Viação e Turismo, que alega que a JTP não atenderia às exigências financeiras do contrato. A prefeitura tenta reverter a decisão.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/07/08/justica-determina-suspensao-de-licitacao-de-porto-velho-que-teve-jtp-como-vencedora/

A JTP já comprou novos ônibus com ar-condicionado para o sistema e, segundo a prefeitura, deve assumir em setembro. A previsão inicial era julho, mas por causa da pandemia, o cronograma foi postergado. Alguns ônibus já estão prontos, como mostrou o Diário do Transporte no dia 02 de julho.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/07/02/marcopolo-conclui-os-primeiros-onibus-zero-quilometro-da-jtp-para-porto-velho/

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta