Transporte público de São José dos Campos acusa queda de 48% de receita em junho
Publicado em: 20 de julho de 2020
Informação consta de um levantamento feito pela Busvale, entidade que reúne as principais empresas concessionárias que operam na Região do Vale do Paraíba
ALEXANDRE PELEGI
Um levantamento feito pela Busvale, entidade que reúne as principais empresas concessionárias do transporte público municipal que operam na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, indica que as empresas que operam os serviços em São José dos Campos tiveram uma queda de 48% em sua receita no mês de junho, comparada ao mesmo período de 2019.
O motivo principal é o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus, que redundou na queda no volume de passageiros transportados pelo sistema em razão das regras de isolamento adotadas.
O levantamento leva em conta o número de passageiros transportados de janeiro a junho deste ano pelas empresas Expresso Maringá, Joseense e Viação Saens Peña.
Juntas, as empresas formam o Consórcio 123, que atua no sistema de transporte urbano em São José dos Campos.
Os números levantados pela Busvale mostram que volume total de passageiros transportados em junho de 2019 foi de 2.175.876 enquanto em junho de 2020 foi de 1.037.342, queda de 52,3 %.
Segundo disse Rubens Fernandes, diretor da Busvale, o impacto da pandemia foi brutal para as empresas. “O setor está entrando em colapso”, disse.
Abril e maio foram meses críticos, quando a queda no faturamento das empresas atingiu um patamar superior a 60%. Foi nessa época que as empresas operaram com frota reduzida nas ruas, adotaram regime de redução de jornada de trabalho e colocaram em layoff os funcionários pertencentes a grupos de risco.
Mesmo assim, custos fixos, como combustíveis, manutenção da frota e mão de obra, sofreram uma redução bem menor, aponta o levantamento.
Segundo Fernandes, o sistema de transporte público já operava em flagrante desequilíbrio econômico-financeiro em São José dos Campos, antes da pandemia.
A situação foi duramente agravada em razão da crise gerada pelo coronavírus na vida das pessoas e na economia.
“Essa crise traz a necessidade de retomarmos o debate em torno do suporte dos entes públicos para a manutenção do sistema”, conclui o diretor da Busvale.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


