Linha 12-Safira tem mais um trem em circulação e intervalo cai no pico, diz CPTM

Passageiros em trem da linha 12

Espera caiu para cinco minutos e meio depois de obras de melhoria

ADAMO BAZANI

A linha 12-Safira (Brás/Calmon Viana) da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos está com intervalo menor a partir desta segunda-feira, 20 de julho de 2020, após a colocação de mais um trem em circulação.

Segundo nota da estatal, nos horários de pico, o tempo de espera passa a ser de, em média, cinco minutos e meio, o que significa redução de 10% no intervalo.

Como noticiou o Diário do Transporte em 1º de julho de 2020, foram realizadas obras de melhorias no trajeto, o que, segundo a CPTM, proporcionou redução no tempo de viagem de 62 para 52 minutos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/07/01/linha-12-safira-da-cptm/

Foi feito trabalho juntamente com prefeitura de São Paulo e as galerias pluviais foram ajustadas, permitindo assim um realinhamento nos trechos.

Além disso, entre Ermelino Matarazzo e São Miguel Paulista tinha passagem de nível e ao lado, uma passagem subterrânea subaproveitada.

A subprefeitura da região ajustou iluminação dessa passagem  subterrânea e CPTM  fez as melhorias de acesso.

As placas de sinalização de velocidade tiveram as posições readequadas. Os executivos explicaram que até então, os maquinistas freavam muito antes do trecho necessário para a velocidade menor. Por meio de estudos de engenharia, foi verificado que daria para desacelerar em espaços menores.

Não houve contrato à parte para as obras, sendo utilizada mão de obra própria.

Segundo a estatal, outras obras que estão sendo realizadas, como nas proximidades das estações São Miguel Paulista e Calmon Viana, podem futuramente gerar nova redução no tempo de viagem.

Em nota desta segunda-feira, 20, o presidente da CPTM, Pedro Moro, atribuiu a possibilidade de colocação desse trem a mais à estas obras de melhorias.

“A possibilidade de incluir com segurança mais um trem na Linha 12 é claramente resultado dessas melhorias. Sabemos da importância desta linha para a população e por isso estamos trabalhando para tornar a viagem mais rápida, confortável e segura para todos” – disse Moro.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Realino Alves Bonfim filho disse:

    Não é o que acontece realmente, e só fica numa estação marcando o horário dos trens. Principalmente nos finais de semana.

  2. Wellington Gomes disse:

    5 minutos e meio ? Só pode ser piada ! Fico de 9 à 10 minutos esperando e quando vem ninguém consegue embarcar devido ser tão cheio.. essa linha 12 sempre foi esquecida, prova disso é a frota que são as mais velhas quase sucateadas, todas as linhas tem trens novos e os paus velhos jogam pra cá como se fosse depósito de ferro velho.. #linha12vergonhosa

  3. Kelly Silva disse:

    Eu percebo sim uma redução no tempo de trajeto, mas atribuo isso ao fato de não estar funcionando o serviço connect da linha 13-Jade. Afinal no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Brás esse serviço utiliza os trilhos da linha 12-Safira. Nem preciso falar o quanto isso atrasa o percurso na linha. Péssimo planejamento!

Deixe uma resposta