CPTM lança licitação para supervisão da implantação do sistema de suprimento de energia de tração da Linha 10

Estação Brás, trem da Linha 10-Turquesa. Foto meramente ilustrativa. (Diário dos Trilhos)

Em dezembro de 2019 o TCE advertiu a Companhia sobre a lentidão dessas obras nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa

ALEXANDRE PELEGI

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos marcou para 17 de setembro de 2020 a licitação para contratação de prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão do fornecimento e instalação do sistema de suprimento de energia de tração da linha 10 – Turquesa.

A linha 10 liga a região central de São Paulo até a região do ABC Paulista, cruzando os municípios de São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O edital estará disponível a partir do dia 13/07/2020, nos sites http://www.cptm.sp.gov.br e www. imprensaoficial.com.br.


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Como mostrou o Diário do Transporte, o governo do estado de SP havia prometido há um ano, em julho de 2019, que concluiria completamente a modernização da Linha 10-Turquesa até 2022. Relembre: Gestão Doria diz que modernização da linha 10 Turquesa será plenamente concluída em 2022

Desde julho passado, a linha 10 conta com 18 composições mais novas, sendo 12 composições da série 7000, fabricadas entre 2009 e 2010, e 6 composições da séria 7500 que já estavam em circulação na linha, feitas entre 2011 e 2013.

Em dezembro de 2019 o conselheiro do TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Renato Martins Costa, advertiu a Companhia sobre a lentidão no cumprimento do cronograma das intervenções de fabricação, fornecimento e instalação das readequações e ampliação do sistema de suprimento de energia de tração das linhas 7 – Rubi (Brás/Luz/Francisco Morato/Jundiaí) e 10 – Turquesa (Brás/Tamanduateí/Santo André/Rio Grande da Serra). Relembre: TCE adverte CPTM sobre lentidão nas obras de ampliação do sistema de suprimento de energia de tração das linhas 7 – Rubi e 10 – Turquesa

A empresa responsável pelos serviços é a Siemens Mobility Soluções de Mobilidade Ltda. (a denominação anterior era Consórcio Linhas Norte-Sul).

Segundo o relatório da corte de contas, foram executados apenas 15,92% dos serviços, mas já se passaram 83,33% do prazo de contratual.

O contrato é de 2012, ficou paralisado e foi retomado em 01º de agosto de 2019.

O final da vigência do contrato estava previsto para 23 de janeiro de 2020.

O Diário do Transporte apurou que a ampliação do sistema de suprimento de energia de tração das linhas 7 – Rubi e 10 – Turquesa é considerada essencial pela corte de contas para a melhoria dos serviços, implantação do novo sistema de controle de trens que pode aumentar o número de composições em operação ao mesmo tempo e diminuir os intervalos (CBTC) e para o aumento da velocidade dos trens, reduzindo o tempo de viagens.

Por meio de nota na época, a Siemens Mobility informou que o contrato teria um novo cronograma e que a retomada das intervenções seria apenas na linha 10-Turquesa.

A Siemens Mobility informa que o referido contrato esteve suspenso entre 2015 e agosto de 2019 e passará por aditamento de prazo de acordo com um novo cronograma estabelecido pelas duas empresas. A empresa informa ainda que a retomada do contrato considera apenas as obras da linha 10.

Em 25 de janeiro de 2020, a CPTM publicou no Diário Oficial do Estado um aditamento ao contrato. O objetivo foi prorrogar o prazo por mais 30 meses a partir de 21 de janeiro de 2020.

A nova Licitação agora inclui apenas a Linha 10. A CPTM informou em janeiro deste ano que para a linha 7 os investimentos devem vir com a concessão do Trem Intercidades, que vai contemplar a ligação também.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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