BYD entrega 34 ônibus elétricos para Nobina, maior operadora de transporte da Suécia

Ônibus 100% elétrico BYD de 18 metros articulado em Linköping. Foto: Divulgação.

Ao todo, foram 18 articulados de piso baixo de 18,6 metros para a cidade de Linköping e 16 convencionais de 12 metros para operação em toda a província de Halland

JESSICA MARQUES

A BYD, gigante global da energia limpa, entregou nesta semana para a Nobina, maior operadora de ônibus da Suécia e da região nórdica, duas frotas de ônibus 100% elétricos com zero emissão de gases poluentes totalizando 34 veículos.

As cerimônias de entrega, feitas com as autoridades de transporte de Linköping e Halland, foram realizadas simultaneamente nesta segunda-feira, 15 de junho de 2020.

Em Linköping foram entregues 18 ônibus articulados de piso baixo de 18,6 metros.

Já para a província de Halland, na costa sudoeste da Suécia, foram 16 ônibus de 12 metros, que serão destinados para vários serviços.

O modelo articulado de 18,6 metros tem capacidade de aproximadamente 105 passageiros, sendo 37 assentos. Graças ao seu design, possui um círculo de curva estreito de 24 metros.

Para a província de Halland, o modelo de piso baixo de 12 metros é o modelo mais vendido da BYD, com 26 assentos e capacidade total de 68 passageiros.

Em comunicado à imprensa, a BYD informa que a Suécia e demais países da Europa continuam enfrentando desafios e mudanças significativas em sua rotina em decorrência das emergências de saúde causadas pelo Coronavírus.

Com estas novas entregas, a Nobina agora ultrapassa 160 unidades em operação ou encomendadas, incluindo um pedido de 13 modelos de 12 metros no início de abril para a cidade de Piteå, no nordeste da Suécia.

A BYD agora totaliza quase 300 ônibus entregues ou encomendados em frotas em toda a Escandinávia, com diversos operadores que compartilham do mesmo compromisso da BYD em fornecer transporte público livre de emissões e 100% elétrico.

Para Jens Råsten, gerente de frota do Grupo Nobina, a operadora sueca está fortalecendo a posição como operadora líder de serviços de transporte público elétrico e sustentável nos países nórdicos.

Isbrand Ho, diretor administrativo da BYD Europa, afirmou que, apesar da pandemia de coronavírus, a empresa permanece firme no compromisso de apoiar os operadores de transporte público com seus produtos e serviços. “Nossos clientes estão claramente planejando o futuro e precisam contar com a BYD para continuar a parceria , mesmo em tempos difíceis”.


Frota de ônibus articulado da BYD


Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta