Sorocaba retoma cobrança de Zona Azul e aumenta frota do transporte coletivo

Publicado em: 1 de junho de 2020

Horários de operação das linhas estão disponíveis no site da Urbes e nos aplicativos CittaMobi ou Urbes Transportes. Foto: Divulgação.

Medidas foram tomadas pela Prefeitura devido à reabertura controlada do comércio

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, retomou a cobrança da Zona Azul nesta segunda-feira, 1º de junho de 2020. Além disso, a administração municipal também aumentou a frota do transporte coletivo.

As medidas foram tomadas pela Prefeitura devido à reabertura controlada do comércio, após o fechamento que ocorreu por conta da pandemia de Covid-19. A cidade foi classificada pelo Governo do Estado como fase dois, por esse motivo pode retomar as atividades gradualmente.

Leia mais: Governo do Estado publica a classificação de todas as cidades para relaxamento da quarentena

Com as mudanças, as vagas de estacionamento de Sorocaba já estão sendo fiscalizadas pelos agentes de trânsito para que o uso ocorra de forma rotativa.

Em nota, a Urbes informou que recomenda que os motoristas optem, preferencialmente, pelo uso do crédito adquirido via aplicativo Zona Azul Urbes, para evitar o contato com outras pessoas.

“A obrigatoriedade do uso do crédito ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h. Os créditos são válidos por até 1 hora, podendo ser utilizados até 2 créditos de 1 hora, de acordo com o prazo estabelecido nas placas de regulamentação. É facultado ao usuário, dentro do período de validade do crédito deslocar o veículo de uma vaga à outra na Zona Azul.”

ÔNIBUS

Por sua vez, o transporte coletivo está operando com 50% da frota. A Prefeitura informou ainda que linhas de bairros com maior adensamento populacional terão reforço nas ofertas de viagens, com a circulação de mais ônibus.

“Os horários de operação das linhas estarão disponíveis no site da Urbes (urbes.com.br), no aplicativo CittaMobi e no aplicativo Urbes Transportes. Os usuários do sistema também podem consultar os horários dos ônibus por meio do telefone 118, opção 2.”

MÁSCARAS

A Prefeitura informou ainda que o uso de máscaras no transporte coletivo continua obrigatório para os passageiros, motoristas e agentes de bordo.

A determinação é prevista no decreto municipal nº 25.733/20, assim como no decreto estadual nº 64.956/20, e obriga todas as pessoas a utilizarem a máscara de proteção facial nos meios de transporte coletivos e, também, ao sair às ruas e circular nos locais públicos.

“Vale destacar ainda que todos os protocolos de segurança visando evitar a contaminação pela Covid-19 estão mantidos como o reforço na higienização dos ônibus, nas plataformas, banheiros e demais espaços dos terminais e Áreas de Transferência, realizados no período noturno”, informou a Prefeitura, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta