Linha 15-Prata: Metrô lança edital para adequação da Av. Ragueb Chohfi

Publicado em: 13 de maio de 2020

Estação São Mateus. Foto Diário dos Trilhos

Intervenções na avenida são necessárias para a expansão do monotrilho em direção à Cidade Tiradentes

WILLIAN MOREIRA

O Metrô de São Paulo divulgou em seu site na segunda-feira, 11 de maio de 2020, detalhes de um Aviso de Licitação para a prestação de serviços de engenharia especializada na adequação da Avenia Ragueb Chohfi, para que a via esteja apta a receber obras de expansão da Linha 15-Prata do monotrilho.

Além da avenida, estão incluídos no edital alterações em ponto de ônibus junto à estação Oratório e a destinação de uma área próximo à estação São Mateus, para a SPTrans utilizar o local para o estacionamento de até 12 ônibus.

Os estudos alvo da licitação vão permitir no futuro que o alargamento da Ragueb Chohfi seja realizado no trecho entre as ruas Forte de Macaé e Lídia Maria, permitindo assim um canteiro central mais largo por onde as vias do monotrilho serão instaladas com suas as colunas da estrutura.

No estudo também será feito um levantamento do solo da região, o que inclui as redes de infraestrutura como água, esgoto, luz e telefonia.

Em um trecho de 3 km de expansão, estão previstas ainda duas novas estações depois da Jardim Colonial, atualmente em construção e com previsão de entrega em 2021. São as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, que vão aproximar um pouco mais a linha da Cidade Tiradentes, como desenhada em seu projeto inicial para que chegasse ao extremo da Zona Leste.

Na região da estação de São Mateus haverá uma área de regulagem operacional destinada a SPTrans para uso dos seus ônibus em um espaço para estacionar até 12 ônibus com 12 metros de comprimento cada, e um edifício operacional para seu uso.

Também é estudado a implementação de uma baia de ônibus na Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello no sentido bairro em frente à estação Oratório da Linha 15-Prata, uma vez que neste local existe uma faixa de ônibus sem recuo para embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo. Isso dará mais agilidade e fluidez aos coletivos.

No trecho em expansão, com o alargamento da Ragueb Chohfi, a ciclovia que existe abaixo do monotrilho será expandida junto com a linha até o final do trecho, que será readequada com ações de paisagismo, como plantio de grama e árvores.

A adequação de vias por onde o monotrilho passará é necessário para que se tenha espaço para a inserção de pilares e colunas do modal, algo feito desde a Vila Prudente, onde a linha começa, acompanhando o crescimento da em direção mais ao fundo da Zona Leste de São Paulo. Apesar destes estudos que estão sendo contratados, não há previsão ainda quando as obras começam, nem quando haverá a entrega das estações para a operação.

Como o Diário do Transporte mostrou recentemente, o monotrilho da linha 15-Prata deve voltar a operar na primeira quinzena de junho. A declaração é desta quinta-feira, 07 de maio de 2020, do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy em entrevista à Globo. Inicialmente, num prazo menor, devem começar as operações entre Vila Prudente e Jardim Planalto. Inspeções e reparos estão sendo feitos.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/05/07/monotrilho-da-linha-15-prata-deve-voltar-em-ate-30-dias-diz-baldy-enquanto-apresentador-ironiza-trem-internado/

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

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Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Eu acho um absurdo este tipo de contratação.

    A PMSP não dispõe de um um Departamento de Engenharia ?

    A subprefeitura que administra a região tem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais conhecimento sobre a região do que qualquer escritório de projetos, por mais capacitados que sejam.

    Não quero tirar o trabalho de ninguém; mas estes projetos podiam ser efetuados pela própria PMSP, sem mais uma licitação no meio do caminho para fazer só um simples projeto e depois começar tudo de novo.

    NADA MUDA NO BARSILei.

    SAÚDE A TODOS!

    Att,

    Paulo Gil

  2. à partir da Aricanduva adentrando > Boa Esperança, Iguatemi até a Pêssego realmente um revitalização no local seria de bom grado. A venida mais parece uma estrada de terra as guias são irregulares, alguns imóveis fora de quadro avançando a avenida.. Passo sempre quando vou visitar amigos que lá moram.

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